terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Mídia e Memória Aracatiense

EDITORIAL/REVISADO

Qual o papel da mídia aracatiense no cenário de desenvolvimento local? Com certeza essa é uma indagação não esperada hoje. A TV, as rádios, os sites e os jornais são responsáveis por um conjunto de intenções comunicativas que refletem o pensamento social destinado ao crescimento sustentável?

Os meios de comunicação são responsáveis pela difusão da cultura e uma dessas responsabilidades é com a pesquisa histórica, para o Aracati não perder sua memória que precisa se entendida como política cultural, sendo um patrimônio material de nossa terra. Os repórteres são pesquisadores, mas nem todos os pesquisadores são repórteres. Eu atribuo esta responsabilidade também aos repórteres de nossa região.

Outra questão é escrever a cidade com precisão, focando a reportagem em todas as suas premissas com interatividade aos públicos. Violência, religião, trânsito, turismo, interiores, fatos cotidianos, personagens populares, antigos costumes são sugestões de pautas; e para finalizar, é um crime a TV não considerar o prefeito Expedito Ferreira como representante popular.

Negar o microfone, não tratando de assuntos de interesse público, é negar acesso à informação. Mas esses fatos são importantes para seguinte reflexão: se o Aracati busca o crescimento moral, intelectual e social... precisa se abrir à cobertura aos Poderes com responsabilidade e competência; e não com CENSURA.

Nenhum comentário: