segunda-feira, 13 de abril de 2009

Os Ritos Católicos mais importantes

MATERIA

A igreja Católica define a data da Semana Santa como também do Carnaval. Os feriados religiosos fazem parte da cadeia cultural brasileira, levando muita gente às igrejas numa multiplicidade de celebrações, significados e mensagens.

Em Aracati, as tradicionais celebrações da Semana Santa ainda atraem muitas pessoas. No domingo de Ramos acontece a procissão do encontro de Jesus dos Passos e N.Sª das Dores. Este ano, a celebração aconteceu no dia 05 de abril, com missa no ginásio Carlos Jereissati.

Na terça-feira, 07, aconteceu a Confissão dos Homens e no dia seguinte, 08, a tradicional Confissão Comunitária na igreja dos Prazeres.

O Lava-pés foi no ginásio Pe. Champagnat, Marista, com a presença de 12 lideranças sociais representando os apóstolos; instituições da sociedade que promovem a cultura de paz. Polícia Militar, poder Judiciário, governo Municipal, conselho Tutelar, escolas, grupos de jovens, projeto Volta Israel foram representados. O Pe. Edicarlos, redentorista, representou Jesus Cristo lavando os pés dos 12.

Na sexta-feira santa, o dia mais importante da morte do Jesus na cruz, às três horas da tarde, aconteceu à celebração da cruz seguida de procissão do senhor Morto da igreja dos Prazeres até a Matriz. A Celebração da Cruz é um momento de muita reflexão com leituras do evangelho e um momento sublime quando todos os fiéis beijam o crucifixo em fila, ao som de “Vitória, tu reinará, oh! Cruz tu nos salvarás”, um dos cantos mais antigos da igreja Romana. As imagens do senhor Morto e de N.Sª da Dores ficam expostas até certa às 20 horas, na Matriz, e os fiéis ainda conservam o costume de trocar uma cédula por uma moeda.

No sábado santo, na igreja do Rosário dos Pretos, as 21 horas, foi acesso o Círio Pascal – uma vela que dura cerca de 40 dias acesa, com símbolos de cruz, “X” e “P” –. Em seguida os fiéis seguiram em procissão para a igreja dos Prazeres onde foi celebrada a Vigília Pascal que começou com às luzes apagadas, velas acesas e muitos cantos – simbolizando o momento da ressurreição de Jesus Cristo.

No domingo de Páscoa, a missa de páscoa na igreja Matriz encerrou as celebrações.

Nenhum comentário: