domingo, 25 de outubro de 2009

167 de quê?

FOTOS DIVERSAS DO DESFILE DO DIA 24





Durante todo este tempo, a formação cultural de nossa gente sempre esteve ligada a simplicidade e a cultura local. A culinária, a vestimenta, a educação, os dialetos, o museu... mostram quem somos.

Os Aracatienses continuam construindo a cidade que queremos, e não é alguém vindo de fora, ditando o que realmente deve ser feito por todos, na TV, que as coisas podem se transformar.

Não precisamos de porta voz roco, nem de demagogia banada e superficial; só precisamos de atitude sincera.

De 22 a 25 e outubro, nossa cidade festejou mais um aniversário de emancipação política. Manifestações juvenis, festa dançante, desfile das escolas, regata de jangadas, festival de repente e a reinauguração do Museu Jaguaribano aconteceram. E como diz o comercial da Rede Globo.

- ‘Tem que ser a sua (nossa) cara!’

As comemorações foram boas. Um palco estilo concha embelezou o largo da matriz quinta e sexta-feira . No sábado a festa continuou em Majorlândia até o domingo com a regata. Sete garotas concorreram ao título de garota regata 2009 na noite de sábado.

Mas o que é ‘emancipação’?

Emancipar significa estar livre; ilimitar-se ao tempo e ao espaço; crescer: Isso é emancipação.

O Aracati não se tornou cidade como Fortim e Icapuí, as quais antes eram distritos somente. Nossa terra foi porto, vilarejo e é cidade, respectivamente. Cresceu em meio a ciclos econômicos, miscigenação e preconceito racial, guerras, desmatamento, segmentação religiosa e muitos outros dilemas.

- Que não me deixe mentir os historiadores.

Nenhum comentário: