sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Trânsito em questão

MATERIA

O vereador Marcos Monteiro usou a tribuna neste cinco de fevereiro, afirmando que a Cidade precisa de um estudo técnico sobre a atual realidade do trânsito. Ele disse que circulam pelas nossas ruas cerca de 8650 veículos dentre carros e motos em meio a carroças, bicicletas e pedestres.

Foram ressaltados em meio às discussões acidentes graves com mortes e muitos foram os discursos sobre o trabalho da Guarda Municipal que atua com um efetivo de 24 guardas.

No debate, as idéias como o trânsito como disciplina escolar e cartilhas educativas foram apresentadas, bem como estatísticas de acidentes nas ruas do Comércio (Cel Alexendrino), Cel. Pompeu e Dragão do Mar.




Em 2005, a Dragão do Mar teve 15 acidentes, a Cel. Pompeu 14; em 2006 a Cel. Pompeu 16 e a Cel. Alexandrino 15; em 2007, a Cel. Pompeu 16 e Cel. Alexandrino 06, e em 2008 a Cel. Pompeu 17, Comércio 12 e Dragão do Mar 11.

Reforma da entrada

O vereador Zé Raimundo ressaltou que a reforma da entrada da Cidade é de responsabilidade do Departamento Nacional de Trânsito, DNIT, e que com construção da nova ponte a Cidade vai ganhar uma nova entrada, respondendo a outras indagações de que acidentes também acontecem por lá.

Concurso à vista

Outra abordagem foi do concurso para Guarda Municipal com preenchimento de cerca de 40 vagas ainda este ano, e que “a escola pode sim ser usada como meio de educar para o transito”, disse Zé Raimundo.

O vereador Willian Lima – PTC afirmou que o governador do Ceará, Cid Gomes, percebe que uma das causas de morte no trânsito é a falha humana, como pessoas, mesmo habilitadas, não se comprometem com as normas de responsabilidade. Que há um programa de democratização da carteira de motorista que deve se expandir inicialmente para o interior, distribuindo gratuitamente acesso aos exames de motoristas. O objetivo é promover inserção no mercado de trabalho, pois muitas pessoas não se inserem por este requisito.

Nenhum comentário: