domingo, 26 de julho de 2009

Olhar Tabajara

OPINIÃO


Tabajara é um nome de umas das tribos indígenas que viveram como comunidades ribeirinhas em nossas praias e nos afluentes do rio Jaguaribe. O homem branco infelizmente extinguiu quase todos, e os que restaram fugiram para o sertão se adaptando a outros costumes, em séculos de descobrimento do Engano-Brasil. Mas o nome ficou e continua na cultura do Aracati, apesar de pouco estudo ser feito sobre o assunto.

Estive neste sábado, 25 de julho, no bairro da Tabajara, um dos mais conhecidos como área de risco, e comprovei outra realidade; outro Aracati que não falam, desconhecido e desclassificado pela Mídia, e até então pelos políticos. Vi gente simples, cheia de talento na culinária, sem envolvimento com o crime e a drogas. Carência é um conceito amplo que pretendemos mostrar em outros aspectos.

Há um grande anseio da comunidade em se desenvolver e se responsabilizar pela questão social no ambiente que estão inseridos. Há repressão sim, violência, adolescentes grávidas, muitos jovens fumantes, mas há pessoas de atitude, esforçados e não conformados com uma realidade difícil. É preciso entender que há outros aspectos ressaltados então. Há muitos seres humanos comprometidos e totalmente a serviço do desenvolvimento local.

Até porque muitos jovens de lá passaram pelo Centro de Juventude e Cidadania, CJC, e assim segue todo um conceito que temos quando o Governo vai até essa gente e participa da realidade. Preceito no jornalismo ser fundamental.

Vi gente doente, paraplégicos contentes e conformados, crentes, muitos jovens envolvidos com as drogas, mas que almejam se saírem, e muita gente compromissada com o futuro pessoal; muitas crianças vulneráveis à violência, mas felizes com o momento de alegria e cultura proporcionado.


quinta-feira, 23 de julho de 2009

Em reforma, ponte sobre o rio Jaguaribe completa 50 anos

MATERIA

http://www.opovo.com.br/opovo/ceara/895538.html

A obra foi viabilizada pelo governo de Juscelino Kubitschek e hoje passa por reforma e ampliação

Fábio Marques
da Redação
23 Jul 2009 - 01h09min

Foram pouco mais de dez anos parados, esperando verba para o início da obra. A notícia parece atual, mas é datada do final dos anos 50, quando começou a construção da ponte Juscelino Kubitschek, que dá acesso à Aracati e praias do litoral Leste, elevando a BR-304 sobre o rio Jaguaribe.

Cinquenta anos se passaram após a inauguração oficial, realizada em 27 de julho 1959, e a notícia dada no início do texto quase volta a ser aplicável. Foram quase dez anos parados esperando verba para o início da obra. Desta vez, de reforma e ampliação da ponte.

Como no início da história, a obra só foi tocada em frente quando o Governo Federal garantiu a verba para o projeto. Em 1956, a obra foi encampada pelo então presidente Juscelino Kubitschek, que decidiu comprar a ideia.

Com um investimento de CR$ 44 milhões, foi construída a ponte que mede 466 metros de comprimento e 9,3 metros de largura. A obra era um sonho da população de Aracati e acabou por receber o nome do antigo presidente. Os trabalhos foram concluídos 14 meses depois.

Reforma
A restauração da ponte foi iniciada e paralisada em 2002. Só em março deste ano ela recomeçou, desta vez redimensionada e fazendo parte do pacote de ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. “A obra já estava desacreditada pela população de Aracati”, diz Guedes Neto, superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), responsável pela reforma.

O projeto está orçado em R$ 29 milhões e engloba a restauração e ampliação da antiga ponte, além da construção de uma nova ponte ao lado da atual, medindo 15,8 de largura. Também está previsto uma terceira ponte, mais estreita, para tráfego de ciclistas e pedestres. “Estamos trabalhando durante a manhã e a noite, às vezes nos sábados e domingos. Espero que até janeiro do ano que vem a ponte esteja terminada”, aposta Guedes.


E-Mais

Em 1991, um acidente no sábado de carnaval matou 36 pessoas na ponte sobre o rio Jaguaribe. Um ônibus que seguia para Recife despencou da ponte quando o motorista tentou desviar de uma carroça.

A maioria das mortes ocorreu por afogamento. A tragédia foi lembrada por Guedes Neto como símbolo da necessidade de ampliação da ponte que atualmente não tem espaço para passagem de pedestres, ciclistas ou veículos de tração animal como a carroça, comum hoje na região

Até o momento foram concluídas 35 vigas de 34,9 metros e 16 pilares para a construção das novas pontes. A empresa Heleno & Fonseca Construtecnica S/A foi a vencedora do edital para execução das obras.

Além da ampliação da ponte, o projeto prevê a duplicação da BR 304 por 2,6 quilômetros no trecho próximo à nova construção. A obra favorece o acesso a praias como Marjolândia, Quixaba, Icapuí e Canoa Quebrada.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

GALERIA DA ALEGRIA 02







GALERIA DA ALEGRIA

SEXO é uma coisa boa e precisa ser encarado como processo de saúde pública. Não leve a mal meus amigos leitores, mas um tanto de bom humor desestressa, e não tira o respeito de ninguém.

Essas são as charges mais vistas da internet, tiradas de diversos sites. Não é falta de pudor falar de sexo na internet.












Obrigado pela preferência.

terça-feira, 21 de julho de 2009

GALERIA OPINATIVA







Rádio informa mais

OPINIÃO

A programação de rádio-jornalismo do Aracati informa muito mais que a televisão. Para quem quer conhecer o nosso dia-a-dia é melhor ligar o rádio, desligar a TV e fazer uma comparação.

O programa do Jussiê Cunha todas as manhãs tem o máximo de informações úteis a todos. Trata-se de uma equipe de pesquisa muito competente com Luis Bilal e Cristiano Campos retirando da internet tudo que envolve o Aracati. Ao meio dia tem jornal do Meio Dia e de hora em hora a programação da FM Canoa informa à tarde, atualizando conteúdo.

Outro programa de qualidade é o Alerta Geral transmitido pela rede Som Zoom Sat. O complemento de Fortaleza a partir das sete da manhã tem outra riqueza de informações e uma crítica pertinente à política. A nossa região Jaguaribana é bastante divulgada neste programa.

Novamente a TV ligada

OPINIÃO/REVISADA

Afirmar que a saída de uma televisão do ar é um desaforo à sociedade, é verdade, mas pior ainda é quando a mesma não cumpri com seus compromissos públicos em diversas questões, dentre elas a política.

Como pode o Aracati crescer e se desenvolver quando o principal meio de comunicação não estabelece uma linha delimitada entre o objetivo de sua programação e seus vínculos políticos? Essa é a problemática no Aracati.

É possível uma programação de qualidade, criativa, com jornalismo político e crítico sem fingir de coitadinha infringindo a lei eleitoral. O que a TV fez foi ilegal, e nos trâmites democráticos qualquer televisão poderia ser tirada do ar pelo desfeito e o atrevimento.

É triste sim os fogos; é mais triste os motivos que a levaram ao desligamento. É muito mais triste quando um de seus comunicadores que também é vereador resolve burlar os princípios democráticos e atacar diretamente as pessoas, usando o meio de comunicação como arma contra a própria população.

- Isso é ilegal.

É preciso que os aracatienses escolham e julguem uma melhor programação mais adequada; que mostre o que aconteceu noticiando a política com o máximo de imparcialidade, ressaltando o conteúdo de domínio público, pois eu tenho o direito de saber como estar o meu prefeito que é de todos.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Cada substância tem seu efeito

ARTIGO

As drogas não são iguais nem em forma e nem em efeito. O Crack, a Cocaína e a Maconha se diferenciam e é preciso os pais estarem informados e atentos para não fazerem um bicho de sete cabeças e aprofundar mais ainda a problemática.

O Crack é vendido em forma de pedra e é a mais devastadora; causa uma dependência rápida e deprimente a ponto de desestruturar totalmente o meio em que o indivíduo convive em dias. Provoca uma sensação de euforia muito intensa que passa rápido, por isso o querer sem controle. É considerada uma droga barata que sai cara ao final de tudo.

A Cocaína é a droga da elite, ou pó como é mais conhecido. Provoca uma sensação de euforia e se afirma que o indivíduo “está ligado”. Distinta do Crack o efeito da Cocaína dura bem mais, no entanto, o nível de dependência é o mesmo do Crack. Não deixa rastro e nem vestígio de seu uso, mas ao acabar o efeito causa uma profunda depressão e desorientação do tempo e do espaço dependendo da pessoa.

A Maconha é diferente do Crack e da Cocaína; é uma planta; causa dependência e é bem mais fácil de se sair dela do que das outras. Ela não causa uma euforia como as químicas por ser natural, mas promove uma sensação de relaxamento com alegria, despojamento, fala lenta e deixa e um rastro perceptível pelo cheiro.

É considerada uma porta aberta para as outras, porém, quem somente faz uso dela pode saber que o comportamento é diferenciado de outras drogas, totalmente.

O uso de drogas e seus efeitos físicos, psíquicos e sociais são diferenciados. Os pais precisam entender e saber lidar com os filhos dependentes. O diálogo familiar, a religião presente, o cultivo da verdadeira liberdade e a amizade acima de tudo não permitem que este submundo invada nossas famílias.

É importante salientar que alguns dependentes rejeitam o Crack e a Cocaína por justamente seus efeitos serem eufóricos seguidos de depressão. Em meio a toda esta devastação é preciso entender certas questões. - Ai entra o álcool e o cigarro que possuem, acredito, um índice massificado de jovens dependentes. A questão não é somente as drogas ilícitas.

- Pode acreditar!

Sinais gerais do uso qualquer de drogas


Mudanças bruscas no comportamento

Falta de motivação para atividades comuns

Queda no rendimento escolar ou abandono dos estudos

Queda na qualidade do trabalho ou seu abandono; inquietação, irritabilidade, insônia ou depressão.

Atitudes furtivas ou impulsivas

Uso de óculos escuros mesmo à noite, camisas de mangas longas mesmo no calor.

Desaparecimento de objetos de valor, presença de comprimidos estranhos, frascos de vidros ou xaropes e embalagens de comprimidos.

Uso de aparelhos de some em alta tonalidade e troca do dia pela noite.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Expectativas para Olimpíadas Escolares

MATERIA

Na próxima quinta-feira, 09 de julho, a delegação do Aracati, com 256 pessoas, professores e alunos, estarão saindo com destino à cidade de Morada Nova para participarem de mais uma edição das Olimpíadas Escolares.

A saída está marcada para as 6:45 horas.

As modalidades de Xadrez e Tênis de Mesa só participarão da segunda etapa de 29/07 a 02/08. A abertura dos jogos está prevista para 16 horas de quinta, 09.
Amanhã, às 19 horas, última reunião com os pais no auditório do Instituto São José. Uma das maiores preocupações é fazer com que cada aluno leve sua carteira de identidade para apresentação de idade no torneio.

Escolas participantes: Instituto São José, Marista, Beni Carvalho, Zé Melancia, Liceu Elsa Porto e Emília Freitas.


Aracatiense de Vôlei

MATERIA

Masculino
1º Marjan
2º Sesc-ler
3º ISJ


Feminino
1º ISJ
2º Santa Tereza
3° São Vicente

O coordenador de Esporte e Rendimento da Sejuv, Maximiliano Porto, disse que “o vôlei desperta na juventude o valor do esporte para a vida e nós fazemos política de esporte neste sentido. O vôlei, atualmente no Aracati, está nos trabalhos de base de duas equipes masculinas sub-16 e sub-18, e duas femininas sub-16 e sub-18.


SEJUV: Existem conquistas locais de Vôlei?
Maximiliano: O vôlei é um esporte de muitas conquistas sim, e ele afinou-se em termos de esporte de rendimento de elite bem como no esporte educacional tem muita aceitação.

Para Paulo Afonso, 17, do ISJ, que participa da Seleção Cearense sub-19.
“O Campeonato Aracatiense é importante para desenvolver mais o vôlei da Cidade. A minha contratação para a seleção cearense foi através de um projeto entre o professor Jorge, do ISJ, e do secretário Ivan Silvério, na inclusão do time do São José no Campeonato Cearense, onde disputamos com mais três equipes” disse Paulo.

O ISJ ficou em quarto lugar, de quatro equipes, mas foi produtivo, pois foi à primeira vez em que o Colégio disputou uma competição mais profissional, sendo uma experiência para medir o nível técnico.

Conclusão do curso de Formação Política

MATERIA

Na próxima sexta-feira, 10 de julho, a partir das 9:30hs, na Câmara Municipal de Aracati, acontecerá a solenidade de entrega de certificados do I Curso Regional em Formação Política. São 36 concludentes das cidades de Aracati, Fortim e Icapuí, numa realização do CIP Desenvolver e da Fundação Konrad Adenauer (conradi adenauê).

Desde outubro do ano passado a maio deste, professores da Fundação ministraram módulos de diversas disciplinas na área de ciências políticas. O público alvo neste primeiro momento foi lideranças comunitárias e dos movimentos sociais.

A nova etapa contemplará todos os vereadores dos três municípios. Na sexta também haverá a publicação do livro ‘Políticas Públicas para o semi-árido, Experiências e Conquistas no Nordeste do Brasil’ pela fundação Adenauer e uma palestra: ‘Observatório de políticas públicas e sua importância para o Ceará’ por Fernando José Pires de Souza, professor da UFC.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Vem ai São João solidário

MATERIA

A associação Ação Solidária realizará neste sábado, 04 de junho, um bingo de R$ 500 na praça da Coluna com apresentação de quadrilhas e outras atrações, comidas típicas e música ao vivo. Toda a renda será revertida para as atividades da Associação que há quase seis meses assiste gratuitamente pessoas carentes com oficinas artísticas e sociais.

A Ação Solidária foi fundada por Marta Lúcia dos Santos Bernardes, atual presidente da Câmara dos Vereadores, eleita com 4953 votos na última eleição. Seu trabalho social acontece há mais de vinte anos com a credibilidade de todos.

A cartela do bingo custa R$ 2 e pode ser adquirida na sede da Associação ou no local do evento momentos antes de começar o Bingo. As mesas custam R$ 10.