quinta-feira, 23 de julho de 2009

Em reforma, ponte sobre o rio Jaguaribe completa 50 anos

MATERIA

http://www.opovo.com.br/opovo/ceara/895538.html

A obra foi viabilizada pelo governo de Juscelino Kubitschek e hoje passa por reforma e ampliação

Fábio Marques
da Redação
23 Jul 2009 - 01h09min

Foram pouco mais de dez anos parados, esperando verba para o início da obra. A notícia parece atual, mas é datada do final dos anos 50, quando começou a construção da ponte Juscelino Kubitschek, que dá acesso à Aracati e praias do litoral Leste, elevando a BR-304 sobre o rio Jaguaribe.

Cinquenta anos se passaram após a inauguração oficial, realizada em 27 de julho 1959, e a notícia dada no início do texto quase volta a ser aplicável. Foram quase dez anos parados esperando verba para o início da obra. Desta vez, de reforma e ampliação da ponte.

Como no início da história, a obra só foi tocada em frente quando o Governo Federal garantiu a verba para o projeto. Em 1956, a obra foi encampada pelo então presidente Juscelino Kubitschek, que decidiu comprar a ideia.

Com um investimento de CR$ 44 milhões, foi construída a ponte que mede 466 metros de comprimento e 9,3 metros de largura. A obra era um sonho da população de Aracati e acabou por receber o nome do antigo presidente. Os trabalhos foram concluídos 14 meses depois.

Reforma
A restauração da ponte foi iniciada e paralisada em 2002. Só em março deste ano ela recomeçou, desta vez redimensionada e fazendo parte do pacote de ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. “A obra já estava desacreditada pela população de Aracati”, diz Guedes Neto, superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), responsável pela reforma.

O projeto está orçado em R$ 29 milhões e engloba a restauração e ampliação da antiga ponte, além da construção de uma nova ponte ao lado da atual, medindo 15,8 de largura. Também está previsto uma terceira ponte, mais estreita, para tráfego de ciclistas e pedestres. “Estamos trabalhando durante a manhã e a noite, às vezes nos sábados e domingos. Espero que até janeiro do ano que vem a ponte esteja terminada”, aposta Guedes.


E-Mais

Em 1991, um acidente no sábado de carnaval matou 36 pessoas na ponte sobre o rio Jaguaribe. Um ônibus que seguia para Recife despencou da ponte quando o motorista tentou desviar de uma carroça.

A maioria das mortes ocorreu por afogamento. A tragédia foi lembrada por Guedes Neto como símbolo da necessidade de ampliação da ponte que atualmente não tem espaço para passagem de pedestres, ciclistas ou veículos de tração animal como a carroça, comum hoje na região

Até o momento foram concluídas 35 vigas de 34,9 metros e 16 pilares para a construção das novas pontes. A empresa Heleno & Fonseca Construtecnica S/A foi a vencedora do edital para execução das obras.

Além da ampliação da ponte, o projeto prevê a duplicação da BR 304 por 2,6 quilômetros no trecho próximo à nova construção. A obra favorece o acesso a praias como Marjolândia, Quixaba, Icapuí e Canoa Quebrada.

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