quinta-feira, 14 de maio de 2009

Ananias em Aracati: SUS é patrimônio do Brasil

MATERIA

O secretario de Saúde do Ceará, João Ananias, participou do seminário sobre o Sistema Único de Saúde, no auditório do colégio Salesiano, ontem, 14 de maio, quinta-feira, com o tema: Os desafios e resultados do SUS”. O deputado estadual Lula Morais-PCdoB, o médico Valdir Menezes, a secretária de municipal de Saúde, Adélia Bandeira e o prefeito Expedito Ferreira ocuparam a mesa de honra dos trabalhos.

Expedito deu as boas vindas a todos saudando João Ananias, agradecendo o apoio que o governo do Estado vem dando ao nosso município. Citou que o país enfrenta, e como não é diferente, a nossa cidade também, muitos problemas em relação ao atendimento público hospitalar, mas que muitas mudanças se aproximam com a reforma do hospital Municipal e a construção de uma Policlinic, democratizando ainda mais o atendimento hospitalar, já que o nosso hospital Dr. Eduardo Dias, HMED, atende cidades vizinhas como Fortim e Beberibe.

Valdir Menezes, diretor do Cesar Cals, e aracatiense, falou que há 15 anos não entrava um equipamento no Hospital, e que o atual Governo Estadual investiu cerca de 4 milhões em estrutura. Um cartório de registro de nascimento funciona dentro do hospital, e o projeto Visita Aberta possibilita a pessoas do interior ver o doente fora do horário habitual de visita, às 16hs. "São mudanças que vêm fortalecendo o processo de cura dos pacientes", disse o nosso Valdir.

Todos foram unânimes em afirmar que o SUS é um patrimônio do Brasil, e que o mesmo está sendo copiado para outros países. Já Ananias criticou o sistema americano Público de Saúde afirmando que cerca de 50 milhões de norte americanos precisam dos hospitais públicos. Os EUA perdem para o Brasil em relação a esse serviço, porque lá ou se paga um plano de saúde, ou fica sem a segurança de se continuar vivo.

Adélia Bandeira também discursou afirmando que o SUS é o maior sistema de saúde do mundo. Ela lembrou o dia do Enfermeiro e da semana de enfermagem organizada pela FVJ. Adélia é especialista em gestão Pública em Saúde e conhece os desafios enfrentados pelos escassos recursos empreendidos pelo Governo Federal aos municípios, porém, reconhece que a metodologia do SUS é copiada por muitos países e acredita que o Brasil está no caminho certo apesar dos desafios ainda existentes.

Ananias começou seu discurso em tom revolucionário. Filiado ao Partido Comunista do Brasil, PCdoB, não poderia ser diferente da intencionalidade e do pensamento Marxista. Médico e profundo conhecedor das causas da saúde, citou a grande importância do SUS para o Brasil afirmando que não podemos voltar atrás.

As transferências de pacientes do interior para capital é uma problemática que precisa ser solucionada com as políticas de saúde dos Governos. Falou de sua época da faculdade de Medicina citando outros companheiros como Evaldo Silva, Valdir Meneses e Sérgio Ricardo ali presentes.

Em relação à saúde, Ananias disse que a ‘atenção básica’ precisa ser fortalecida revitalizando os PSF’s como mecanismo de evitar 85% das doenças que os hospitais públicos tratam.

Ananias também agradeceu a acolhida do prefeito Expedito ao Aracati, assinando acordo e citando a chegada da Policlínica como grande avanço para a região do Litoral Leste. Também disse que em 2008, o Ceará realizou 739 transplantes, sendo o segundo estado do Brasil em número.

O repentista aracatiense Rogaciano Lopes recitou versos de cantorias e o grupo de teatro OFF-Corde e Cia de Cultura, de Russas, encenou a peça ‘Romeu e Julieta no Tempo da Dengue’, levando a todos muita descontração. Ao todo, são 14 municípios que serão contemplados com os seminários sobre o SUS. Nossa Aracati foi a primeira.

Nenhum comentário: