domingo, 31 de maio de 2009

Aracati coroa Maria Santíssima nos Prazeres

MATERIA

Mais uma vez, a tradição religiosa marca a cultura do Aracati, e somente o Rádio e a Internet foram capazes de documentar a expressão de nossa gente nas mais diversas e simples manifestações.

Nesse domingo, 31 de maio, a paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Aracati, na igreja do Prazeres, celebrou o dia de Pentecostes e a coroação da imagem da Virgem Maria, marcando o final de mais um mês de maio onde leigos e leigas rezam nas casas o terço e o ofício da Imaculada Conceição que é uma oração de grande valia neste tempo, e de uma poética cantada em linda apreciação.

As comunidades chegavam em caminhada com as imagens da Virgem cercada de flores e indumentárias azul-celestes; cantos antigos saudavam os cortejos dos distantes bairros como de Fátima e Logradouro.

O dia de Pentecostes celebra o momento da descida do Espírito Santo sobre os apóstolos no cenáculo, fato este documentado na Bíblia no livro de Atos dos Apóstolos capítulo dois. Para o catolicismo, é o último dia do período Pascal e a coroação de Maria é uma tradição popular das comunidades, relevando uma devoção mariana de tempos de nosso Aracati.

O PE. Jacó Duggan (Dúgam), redentorista, disse que “hoje, a Igreja celebra a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos na caminhada da história. É o Espírito que anima; que ativa os dons nos cristão para o bem da humanidade. É também o último dia do mês de maio; mês de Maria Santíssima, que se realiza em muitas comunidades católicas com a coroação de Nossa Senhora do Rosário, a nossa padroeira”.

No momento da coroação, três crianças cantaram, individualmente: Beatriz, Lara e Ravi, músicas em homenagem à mãe de Deus e dois anjos colocaram o colar com o coração e a coroa na Virgem, contagiando a todos com o talento e coragem. O ministério de música do ECC acompanhou a missa, apesar do som ter parado em muitos momentos da celebração. Mesmo assim, não estragou o brilho da festa, porque o povo continuava a cantar nestes momentos.




Ravi solando a música do coração de Maria

Emoção, tradição e reafirmação de valores e princípios para bem.

Nenhum comentário: