quarta-feira, 6 de maio de 2009

Saúde integral ao trabalhador

ENTREVISTA
com Andrea Marques, enfermeira coordenadora do Cerest-Aracati

No dia 31 de janeiro deste ano, o Aracati ganhou uma unidade de saúde específica que atende ao trabalhador em toda sua estrutura. O Cerest é um referencial em tratamento de acidentes de trabalho como mostra a entrevista abaixo.

Linguarela: O que é o Cerest?
Andrea: O Cerest é o Centro de Referência à Saúde do Trabalhador que presta um apoio técnico a todas as unidades de saúde. São funcionários de uma equipe com médicos, enfermeiras, fonoaudiólogas, psicólogos, duas fisioterapeutas e uma equipe de apoio estão ai para proporcionar um atendimento de qualidade.

Linguarela: Que problemas os trabalhadores enfrentam em seus ambientes de produção?
Andrea: Nós buscamos inicialmente identificar os tipos de acidentes relacionados ao trabalho. Visitamos empresas vendo as adequações às normas técnicas de saúde do trabalhador. Em janeiro deste ano, identificamos acidentes na construção civil; à medida que grandes construções como a Ponte JK e energia eólica surgem, aumentam o índice de acidentes dos trabalhadores. O Cerest presta um serviço de retaguarda técnica para o Hospital Municipal e os PSF’s. Nós também trabalhamos além do Aracati num pólo de 21 municípios compreendendo a micro-região de Aracati, Russas e Limoeiro do Norte com mais de 600 mil pessoas.

Linguarela: O Cerest não atende diretamente o trabalhador no momento do acidente, é isso?

Andrea: A porta de entrada de nosso serviço é o Hospital Municipal, dando treinamento aos hospitais formando as Redes Sentinelas que tratam diretamente o trabalhador. Nós também prestamos o serviço de atendimento ambulatorial, mas como temos uma área muito abrangente, treinamos os profissionais para que eles se capacitem e atendam o trabalhador acidentado. Fica inviável para um trabalhador da cidade de Jaguaribe, por exemplo, ser atendido em Aracati, por isso a importância das Redes que prestam toda a assistência técnica adequadamente. Este ano não foi notificado nenhum caso grave, e a prevenção é meta do Cerest. Acidentes com material biológico são bem freqüentes principalmente por profissionais de saúde.

Linguarela: Onde fica a sede do Cerest-Aracati?
Andrea: Na rua Cel. Alexanzito, 607, em frente à praça Dr. Leite, das 7:30 às 11, e das 13:30hs às 17.

Nenhum comentário: