domingo, 30 de novembro de 2008
Blogs para redimirem o Aracati
Nosso blog é um canal de comunicação para aqueles que se interessam pela informação plena sobre política e cidadania aracatiense. Os desmandos cometidos pela mídia irresponsável e politiqueira serão relatados com foco na reflexão social em busca de transformações.
O blog é um canal livre. Fácil de construir e um desafio para mantê-lo. Não é preciso ser comunicador formado para ter uma licença. Na rede, não existe isso ainda.
Na guerra do Afeganistão e do Iraque, os blogueiros islâmicos denunciavam o que os canais de jornalismo americano: CNN, ABC News, Fox News... não informavam como torturas e intolerância religiosa não televisionadas. Internacionalmente, as coberturas dos telejornais mundiais mudaram radicalmente seus contextos, quando perceberam que qualquer cidadão pode se tornar um emissor de informações.
No Aracati, dois blogs estão se destacando neste aspecto: este blog (linguarela.blogspot.com) e o Blog-tela.blogspot.com . Ainda em caráter experimental, prometem cumprir seus papeis a partir de dezembro com cobertura política.
- é isso!
sábado, 29 de novembro de 2008
Quem será o (a) Presidente?
As mulheres têm preferência na política, ou tem somente no cavalheirismo machista.
Por que o candidato a vereador, no Aracati, mais bem votado não é eleito automaticamente o presidente da Câmara Municipal? Minha opinião leva a crer que o povo também tem o direito de escolher ou influenciar nos critérios de desempate numa eleição interna.
Uma das candidatas declaradas é Marta Bernardes: a mais bem votada da história política do Aracati. A outra é Naselma Ferreira em seu segundo mandato. Em 2004 ela foi a mais bem votada; esse ano (2008) ficou em segundo lugar e já ocupou a cadeira de presidente de 2005-2006.
Rumores de conversas de beira de esquina apontam a indicação de Zé Raimundo que já foi vereador que ocupou o cargo. A oposição, segundo ainda os rumores, apontam o Professor Mendes.
As quatro indicações me asseguram condições favoráveis de boa gestão. O compromisso com a abertura política e a condição de uma oposição mais presente vai definir o caráter sócio-político próximo ano.
Com quem será?
Com quem será?
Que a presidência vai ficar.
Vai depender
Vai depender
De quem for escolher!
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
A quem interessa essa lei
A Câmara Municipal de Aracati, CMA, aprovou por seis votos a três, com uma abstenção, na última quinta-feira, 27 de novembro, um projeto de lei que reformula o regimento interno para eleição do presidente da Câmara. O texto modificado afirma que, em caso de empate, o critério de desempate seja o número de mandatos ou experiência política e não mais a idade mais alta.
Polêmica, negociações, votação ansiosa e pouca discussão ocasionaram-se numa sessão rápida. A autoria é do vereador Abelardo Pompeu (DEM). Edilson Ferreira (PP), Naselma Ferreira(PP) e Ilda (PHS) votaram contra o projeto.
Na próxima segunda, publicaremos mais detalhes sobre esse projeto que pode mudar o rumo das negociações políticas da eleição do novo presidente da Câmara para o pleito 2009-2010.
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
Novo blog
http://www.ajuventudelivre.blogspot.com/
Cães Perdidos e Anjos Decaídos
Jornalistas são Cães Perdidos,
Radialistas são Anjos Decaídos.
Os heróis da mídia são os jornalistas que ganham a vida numa saga perpétua pela busca da verdade. Hoje, informação é substância vital para sobrevivência humana. Os radialistas serão os últimos a informar o fim do mundo, já diziam os teóricos da comunicação no início dos anos 80. Na verdade, e na minha opinião, nascerá um novo tipo de comunicador daqui há cerca de 10 anos, com a plenificação do sistema digital em toda a malha de telecomunicações do planeta.
O jornalista é um analista, e o radialista um artista.
Disputar audiência no rádio aracatiense, por exemplo, é um desafio supéravel se, os diretores de rádio AM não desobedecerem a regra do rádio AM em atingir o público adulto: futebol, jornalismo, política e religião. Já o FM é jovem e musical; o diferencial é a gestão dos conteúdos, a criatividade e os recursos técnicos da informática.
Por isso, anjos decaídos. Caídos na mesmice da seleção musical moderna de forró prioritariamente...
No livro “Jornalismo: a saga dos cães perdidos” de Ciro Marcondes Filho, há uma frase: “O controle do saber e da informação funcionava como forma de dominação, de manutenção da autoridade e do poder, assim como facilitava a servidão”. Comentário histórico sobre o primeiro modelo de jornalismo de 1789 à metade do secualo XIX. Não é o som mono; não são os microfones velhos e os recursos técnicos escassos. É o besteirol argumentado de interesses polítiqueiros que ganham eleição nem aqui, nem na China, nem no cabaré de Alzira ou Odete. É a informação trabalhada. Tudo favorece e contempla a massificação que precisamos.
Caco Barcelos: jornalismo é isso
O caderno Zoeira do jornal Diário do Nordeste, Ceará, de domingo, 16 de novembro, publicou matéria sobre o jornalista Caco Barcelos, apresentador do programa Profissão Repórter, da TV Globo, opinando sobre os desafios enfrentados pelos jornalistas de hoje. Barcelos esteve em Fortaleza proferindo palestra para estudantes de comunicação.
Ele tem 58 anos, 30 de profissão e trabalha 14 horas por dia. “A coisa mais interessante da nossa profissão é viver os acontecimentos em primeiro lugar. O segundo é que você cumpre com seu papel social fundamental. Há quem busque a profissão pelo glamour que ela tem. Mas eles (estudantes) precisam saber que o caminho é muito árduo, de pouco conforto... nosso país é repleto de injustiças e precisamos mecher com isso. É uma profissão, principalmente, para quem não é egoísta”, ensina.
Em outro trecho ele afirmou: “nunca tenho planos, sempre tenho projetos”. Também disse que gosta do que faz e pretende trabalhar pelo resto da vida nesta profissão.
Caco Barcelos foi repórter policial por mais de 20 anos, possibilitando oportunidades de escrever boas histórias. Escreveu três livos reportagens intitulados “Rota 66”, “Abusado” e “Nicarágua: a revoluação das crianças”. Em o Abosado ele diz: “Me trouxe muitas implicaçõesa éticas, morais e legais. Foi a reportagem mais difícil dos últimos 25 anos”, disse.
OutroTrecho
“É dificil falar a verdade sobre coisas difíceis. As pessoas me criticam por contar o outro lado da história, das pessoas pobres e envolvidas com o crime. Já fizeram a pergunta se eu me achava promíscuo por entrevistar um pobre e envolvido com o crime. Mas nunca tinham me feito se me chamava promíscuo por entrevistar um político rico e desonesto. Não me envergonho de nada”, ressaltou.
BIBLIOGRAFIA
Diario do Nordeste. Domingo, 16 de novembro de . caderno Zoeira, pag 04. Entrevista: Mestre da investigação. http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=589796
quarta-feira, 26 de novembro de 2008
Leitura para renovar as estruturas
O Sesc-Ler de Aracati realizou a Feira do Livro e da Leitura no Centro de Juventude e Cidadania, CJC, sexta-feira, 21 de novembro, durante todo o dia. Contação de histórias, oficinas de leitura, jogos para-didáticos aconteceram mobilizando escolas e creches da cidade.
“Incentivar a leitura é importante para a formação de todo cidadão na abusca do discernimento da vida”, afirmou Leandro Barbosa, coordenador administrativo do Sesc. As escolas Régis Bernardes, Maria Elidam, Auxiliadora, Polegar, Zélia Nepomuceno compareceram.
“De um modo geral, nem todo brasileiro se interessa por leitura, porque desde criança não há motivação”, reafirmou Leandro.
Projetos para 2009
O Sesc-ler vai investir em oficinas de cultura e esporte para a comunidade aracatiense ano que vem. Novos monitores serão contratados e a Instituição está recebendo curriculuns para avaliação e contratação.
O teatro, a dança, o esporte, tudo isso estará em destaque na programação 2009 do Sesc-ler que visa também estender seu programa para a Cidade, e não ficar limitado ao Pedregal. Jovens e adultos serão atendidos. Leandro citou a importância das parcerias com outros orgãos como o CJC, Sejuv e instituto Carruagem.
O PHE
O Sesc realiza o Projeto de Habilidades e Estudo, PHE, atendendo crianças de sete a 12 anos, cursando da primeira à quarta série do ensino fundamental com aulas de reforço escolar, atividades recreativas e educacionais, buscando uma reflexão da realidade dos educandos com noções de saúde e meio ambiente, afirmou Emanuele Silva, professora. Quatro turmas durante o dia e quatro instrutoras realizam o PHE no Pedregal.
Origens do Sesc
Amanhã é um novo tempo, de um novo dia que ainda não chegou!
Amanhã, começarei um novo hall de notícias do Aracati.
Aguardem!
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
O Aracati é a cidade onde o conhecimento parou
O ‘parou’ no título da matéria, explica o professor de Ciências da Religião, Davi Ribeiro, não significa afirmar a falta de conhecimento, desprogresso ou retrocesso social; do contrário o Aracati, para ele, está no advento das universidades; no advento do conhecimento científico e abertura política. Na busca pelo incremento no mercado de trabalho.
“O Aracati é um lugar onde o conhecimento parou”, disse, reafirmando a vocação da cidade pois “há muitas oportunidades”. A entrevista foi ao ar no Jornal do Meio Dia, na FM Canoa, desta quarta-feira, 18 de novembro.
Como se alguém tivesse passado por aqui e ficado.
“O Aracati não é uma cidade provinciana, onde as fontes de conhecimento são mínimas; onde os sonhos são vetados. Há muitas oportunidades para os jovens”, explicou Davi.
Davi divulgou a chegada da Faculdade kúrios, Fak, com o curso de bacharel em Teologia. A Secretaria de Educação, Semear, é parceira do projeto cedendo a escola Emilia Freitas no turno da noite. A Fak ministra cursos de pós-graduação e as parcelas variam em torno de 120 reais.
Blogs no Jornalismo
Os blogs fundamentam a vida que passa a ter um paradigma virtual. São canais abertos de fácil manuseio, condicionando qualquer pessoa a exercer o seu papel de divulgador.
Em relação ao jornalismo, os blogs constituem um meio de interatividade com os públicos que assistem, escutam e lêem jornais.
São canais isolados do processo de globalização fundamentando a liberdade de expressão e de informação, como também protegendo o cidadão dos abusos da imprensa mal influenciada, na maioria das vezes, pelo processo político inevitável.
Entre Guerras
O sustentáculo do desenvolvimento de nossa região sempre foram os órgãos públicos, condicionados pelo processo político e social a aplicar políticas publicas em diversos setores.
Mas atualmente, com a evolução do capitalismo e a globalização, o Estado não consegue abarcar todas as demandas de diferentes segmentos da sociedade, porque o crescimento populacional é acentuado, ainda mantemos as estruturas governamentais como antigamente e o processo democrático é lento em sua plenificação, apesar de não vivermos a ditadura de 64.
A educação limitada do atual modelo de escola não forma o cidadão apIto à era globalizada. As famílias das classes menos favorecidas possuem pouco acesso à cultura da informação, condição essencial à evolução social. Isso condiciona o homem do Século XXI ao sedentarismo político impedindo o mesmo de perceber a democracia brasileira como evolutiva para o desenvolvimento que almejamos.
- Aliás, qual o modelo de desenvolvimento que queremos?
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Indisposição
Nestes últimos dias estou com muita indisposição para dar sequencia ao meu trabalho como escritor. O Aracati é uma cidade de desafios intelectuais, mas empreendo sim essa trajetória porque vale a pena escrever. O direito a informação é sagrado; é um elemento de primeira necessidade semelhante ao ar que repiramos e água.
A partir de amanhã, retornarei com o trabalho direto de informações de artigos de internet e o Aracati.
terça-feira, 11 de novembro de 2008
A Vento com Ferreira
A mesa grande de áudio acoplava aparelhos que reproduziam e equalificavam o som final que chega a todos os rádios receptores. Nem sempre um som de qualidade é originado nos estúdios onde emitimos, mas sim num gerador de ondas magnéticas ligado numa torre com radiais.
Na Vento Leste AM, a torre fica localizada na comunidade da Volta, e o alcance é de somente 1 kw de potência, considerada muita fraca, ainda, para região.
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
Curso de Aqüicultura realiza amostra
O curso de Aqüicultura e Pesca do CVTec de Aracati realizará na próxima quinta-feira, 13 de novembro, a I Amostra de Aquicultura e Pesca e o II Estudo de Aqüicultura e Pesca, mostrando a eficiência do curso, abertura no mercado de trabalho e resultados esperados desde 2005 quando o curso foi implantado. O coordenador e professor Sandro Neves foi entrevistado por Luís Bilal, no jornal do Meio-Dia, na edição desta segunda-feira 10 de novembro, e falou sobre a programação.
Dois alunos também foram entrevistados. Reginaldo é da turma de 2007.2 e afirmou que “o curso é encantador e motivo muitos colegas de sala para continuarem”. Para Zé Renato o curso é apaixonante e abrangente. “Quando entrei, pensava que era somente para trabalhar com camarão, mas posso trabalhar com lagosta, ostra e outros mais”disse.
O professor Sandro falou que 11 estudantes da turma de 2006.2 trabalham para o Governo do Estado, no complexo de Aquicultura do Castanhão. Outros profissionais como Ada primeira turma de 2005.2 hoje trabalham com microbiologia de alimentos e boas práticas de alimentação; disciplinas e conhecimentos estudados no curso. Um dos alunos tirou o primeiro lugar num concurso da Chesf
O Governo Municipal é um dos parceiros na manutenção do CVTec, e a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca desenvolve trabalhos voltados para esse mercado promissor, incentivando empreendedorismo dos alunos.
Saga na Vento Leste AM 1320
As boas e mais talentosas práticas da comunicação acontecem dentro dos canais sociais. O segmento rádio é um dos mais acessíveis, principalmente se for numa rádio AM. Os radialistas ainda afirmam que o Rádio AM ainda é a grande escola, paralela à Universidade. Em novembro de 2000, fui escolhido através de entrevista com mais de 100 candidatos para trabalhar na nova Vento Leste AM de Aracati, comprada pelo empresário Luís Aguiar, do ramo de tintas.
Na época, a Vento Leste foi condicionada a adotar um estilo musical em 24 horas, salvaguardando o horário de meio-dia a uma da tarde com jornalismo, que não era mais que uma leitura dos jornais O Povo e Diário do Nordeste.
- Não havia espaço de opinião!
Eu sonhava com uma programação original que pudesse alavancar comercialmente a emissora, mas as inexperiências, o pouquíssimo poder de decisão e o extenso trabalho em estúdio me barravam.
Eu sabia que existia a necessidade de escrever e perceber de perto as dificuldades da interatividade com os ouvintes, mas não logramos êxito. Confesso que foram tempos bons e de muita aprendizagem. Mesmo assim conhecemos muitas pessoas, fizemos boas amizades e quero contar, em outros artigos, um tanto de minha história e de como a comunicação no Aracati acontece.
domingo, 9 de novembro de 2008
Violência, Infância e Impunidade
O pedagogo e mestre em educação, Alexandre Lima, foi o entrevistado pelo jornal Diário do Nordeste na edição de domingo, 9 de novembro, falando do tema “Estabilidade familiar não evita violência entre jovens ou na escola”. Pedofilia, Internet, Bullying, família e o ambiente escolar em questão na página de Entrevista.
Para Alexandre “a Pedofilia é considerada uma doença, desvio sexual ou distúrbio. Se for constatada a doença, não tem cura. Mas se for desvio, pode ser trabalhado, mas com cuidados para não retornar”. (Diário do Nordeste, 2008). Alexandre acredita que a sociedade pós- moderna transformou “as crianças em miniaturas de adultos, estimulando o libido, a exposição”.
Possível Justificativa
A Pedofilia pode ser explicada pelo argumento antigo de crianças se casarem mais cedo com adultos, exemplificando como natural o que hoje, é considerado anormal e crime constitucional. Mas já que a Pedofilia é uma forma de violência, como entender que nas escolas e no ambiente familiar,crianças constantemente estão sob risco de violência?
Nossas crianças estão em risco! O Estado as salvará?
A Internet come criancinhas
A Sociedade Digital vive um momento de transição e consolidação de um novo paradigma mundial, em meio à realidade de globalização, deixando um legado de exclusão social vergonhoso como conseqüência quase irreparável. O Orkut e o MSN são portas livres para ação de pedófilos, deixando rastro de violência numerosa na rede. “A identificação de um pedófilo passa pelo fato de ele se identificar como outra criança, mas insistir sem saber a rotina da vítima. Quanto mais misterioso, mais o pedófilo deseja”. (Diário do Nordeste, 2008)
Pais que deixam filhos livres na rede correm um risco eminente. Controlar o conteúdo exige conhecimentos de informática. É por essa questão que vivenciamos um momento de transição quando temos crianças e adolescentes totalmente incluídos na Era Digital, enquanto os pais estão excluídos.
Pais incluídos para proteger filhos incluídos.
“No Natal todo mundo faz a chegada do papai Noel. Porque não fazer a chegada da família de Belém?” disse Alexandre, reafirmando as relações de consumo com a ansiedade do ‘ter’. E para ter vale tudo, vale vender o corpo, vale mentir”.
Alexandre afirmou que a violência vem do meio ou pela convivência. O perigo mora dentro de casa; mora na casa dos vizinhos, dos amigos do pai e da mãe, na escola. Entre o meio e a convivência, é o mesmo ambiente: o planeta Terra, o Brasil sem punidade...
Outro ponto afirmado são as diferentes classes sociais. Alexandre disse que o dinheiro não define comportamento, na pressuposição de que ele pode influenciar muito. Na abordagem, ele focou casos de pessoas dóceis sem dinheiro: pobres, e outro de homens e mulheres ricos, mas rancorosos, egoístas e muito infelizes.
Bullying: violência verbal / uma experiência pessoal
“Todo apelido trás transtorno. Algumas crianças revelam, mas é difícil”.
Linguarela: Entre adolescentes, o Bullying é uma prática comum principalmente nas escolas. Já fui vítima na adolescência quando meus colegas me apelidaram de ‘Bocão da Royal’. Na época todos mundo estava em pleno consumo com o lançamento da ‘diába’ da gelatina (risos). A propaganda era constante na TV Globo, me causando um mal estar. Nunca meus pais questionaram e nem tive coragem de contar e me expressar como poderia.
“O bullying aparece como uma forma mais forte de violentar o outro através de apelidos, socos, pontapés, de exclusão de pessoas em grupo”, disse Alexandre.
Linguarela: Eu sentia que o apelido ‘bocão’era excludente, talvez porque sempre me sobressaia nos jogos, nas brincadeiras e em sala de aula. Hoje levo como uma experiência sem rancores e frustrações.
O pais de hoje acreditam que a escola vai resolver todos os problemas, porque quando eles eram estudantes, a escola resolvia. Colocar limites e dizer ‘não’ são passos substanciais na educação familiar. A escola deixa de cumprir seu papel, na maioria das vezes, porque assumi a responsabilidade do Estado e da família sem estrutura.
______________________________________________
A Entrevista completa aqui ou na edição de hoje do Diário
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
IPTU 2008: quem paga e quem não paga
Derilene respondeu também a perguntas de ouvinte com dúvidas das mais variadas, principalmente sobre critérios de isenção, ou seja, quem tem a obrigação de pagar e quem não tem como em muitos casos de viúvos(as) e aposentados(as) que possuem uma residência, mora e ganha até um salário mínimo.
Foi afirmado pela entrevistada que a prefeitura contratou a empresa Governança Brasil para cuidar do setor de distribuição da emissão de boletos e da contabilidade das receitas, mas a empresa não foi eficiente, deixando pagamentos de contribuintes ainda em débito com a Dívida Ativa Pública.
“A população adquiri imóveis, mas não procuram os órgãos públicos municipais para atualizar os dados” disse Derilene. No caso de aluguel, o inquilino é quem deve pagar. Em compensação igrejas e instituições sem fins lucrativos não pagam.
Vantagem dos mais pobres
No Aracati, através de um projeto de lei municipal, imóveis de valor venal até R$ 8 mil não pagam IPTU, mas se o proprietário tiver mais de um imóvel, ai a isenção é nula. Essa lei municipal beneficia cerca de 80% de moradores de nossa periferia. Outro ponto é que o IPTU pode ser pago em até 48 vezes e a parcela mínima é de R$ 25. Para os pagamentos à vista, há rescisão de multas e os descontos nos juros que chegam a 100%.
Indagada se todos os contribuintes realizassem o pagamento à vista, Derilene disse que a Cidade arrecadaria R$ 1.421.572,58 este ano, e que em 2007 apenas 30% foi arrecadado, um tanto mais que R$ 300 mil, num montante a mais de R$ 1. 200 mi.
Frases da Entrevista
“O setor tributário é bastante transparente e condicionado pela lei de Responsabilidade Fiscal”.
“Um viúvo(a) tendo um único imóvel, morando nele e ganha até um salário está isento”.
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
Comunicação Social que queremos
O Aracati merece que os veículos de comunicação de massa priorizem a informação, mesmo havendo parcialidade que é inevitável politicamente. Os ataques morais não contribuem para o desenvolvimento da cidade que tanto almejamos. Difundir a cultura, colaborar com o crescimento urbano e regular, entreter, informar e formar opinião são atitudes prioritárias dos canais de massa, mesmo com influencias políticas.
Tanto o canal que provoca como o que responde se equivocam em seus editoriais. O Aracati está cansado desta guerra midiática covarde, sem sentido e anti-democrática. Telespectadores, ouvintes e leitores não merecem; não precisam assistir o espetáculo da vida real condicionado ao conteúdo ou aos conteúdos de agressões pessoais sem sentido! sem sentido! sem sentido!
É hora de evoluir com o coração. Politicamente temos uma continuação que promete ser um desafio de todos. O interesse financeiro precisa dar lugar ao interesse em desenvolver a Cidade. É hora de questionar dados, conquistas e erros, e não promover uma arena midiática sem sentido! sem sentido! sem sentido!
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
Seguro defeso bloqueado
Cerca de 30 pescadores foram à Câmara Municipal de Aracati na última quinta-feira, 30 de outubro, pedir o apoio dos vereadores para solucionar o desbloqueio dos recursos do seguro-defeso, benefício concedido pelo Governo Federal aos pescadores de lagosta, pela Secretaria Nacional de Aqüicultura e Pesca (Seap). O período do defeso costuma ir do final de maio ao final de dezembro.
Mais de 100 pessoas, segundo Valdenor Barbosa, pescador, que usou a tribuna e relatou toda a questão, estão sem receber.
O bloqueio também acontece em outras cidades como Fortim, Beberibe e Camocim, deixando pescadores endividados. Alguns afirmaram que a Seap beneficia os donos de barcos que possuem mais de uma embarcação, e concede licenças para outros pescadores que usam compressores cujo uso é proibido.
Para Valdenor, cerca de 1000 pecadores em todo o Ceará estão com o seguro bloqueado, justamente os que vão ao mar em jangadas e catraias apesar dos barcos estarem regularizados com os pagamentos de impostos e os seguros das embarcações. Valdenor também disse que a Seap, no início, concedeu a licença mas voltou atrás sem dar explicações causando o bloqueio do seguro.
O Governo Federal paga um salário mínimo a cada pescador de lagosta. Este ano o defeso começou no dia 15 de junho.
sábado, 1 de novembro de 2008
Escutando o prefeito de Fortim na Canoa
Júnior é o terceiro 3º prefeito eleito da Cidade e afirmou que está acontecendo um Governo de transição para entregar a Prefeitura em total estado de transparência de informações.
“A melhor semente sempre é lançado ao solo” falou, ao ser indagado sobre o seu Governo nestes últimos quatro anos.
O Fortim está concorrendo ao seu 2º Selo UNICEF este ano.
Ele disse que uma de suas conquistas foi fazer concurso público para professores, e que aumentou o salário dos mestres em 217%. Ele Comentou a crise da lagosta com a diminuição do preço do quilo do crustáceo de 100 para 40 reais.
O prefeito afirmou que volta à vida privada adminsitrando a Compescal e continuando o processo político de sua terra.
“A UNICEF é uma agência das Nações Unidas que tem como objectivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades básicas e contribuir para o seu pleno desenvolvimento”. (http://www.unicef.pt/artigo.php?mid=18101110&m=1)
A cidade de Fortim tem cerca de 14 mil habitantes. Nos último dias, foi citado como o 5º município do Estado como que mais investiu em educação. Junior ampliou de 500 para cerca 3500 vagas, incluindo pessoas de baixa renda no programa Federal Bolsa Família. “Educação é um investimento de longo prazo”, disse Júnior.