quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Caco Barcelos: jornalismo é isso

RESENHA

O caderno Zoeira do jornal Diário do Nordeste, Ceará, de domingo, 16 de novembro, publicou matéria sobre o jornalista Caco Barcelos, apresentador do programa Profissão Repórter, da TV Globo, opinando sobre os desafios enfrentados pelos jornalistas de hoje. Barcelos esteve em Fortaleza proferindo palestra para estudantes de comunicação.

Ele tem 58 anos, 30 de profissão e trabalha 14 horas por dia. “A coisa mais interessante da nossa profissão é viver os acontecimentos em primeiro lugar. O segundo é que você cumpre com seu papel social fundamental. Há quem busque a profissão pelo glamour que ela tem. Mas eles (estudantes) precisam saber que o caminho é muito árduo, de pouco conforto... nosso país é repleto de injustiças e precisamos mecher com isso. É uma profissão, principalmente, para quem não é egoísta”, ensina.

Em outro trecho ele afirmou: “nunca tenho planos, sempre tenho projetos”. Também disse que gosta do que faz e pretende trabalhar pelo resto da vida nesta profissão.

Caco Barcelos foi repórter policial por mais de 20 anos, possibilitando oportunidades de escrever boas histórias. Escreveu três livos reportagens intitulados “Rota 66”, “Abusado” e “Nicarágua: a revoluação das crianças”. Em o Abosado ele diz: “Me trouxe muitas implicaçõesa éticas, morais e legais. Foi a reportagem mais difícil dos últimos 25 anos”, disse.

OutroTrecho
“É dificil falar a verdade sobre coisas difíceis. As pessoas me criticam por contar o outro lado da história, das pessoas pobres e envolvidas com o crime. Já fizeram a pergunta se eu me achava promíscuo por entrevistar um pobre e envolvido com o crime. Mas nunca tinham me feito se me chamava promíscuo por entrevistar um político rico e desonesto. Não me envergonho de nada”, ressaltou.


BIBLIOGRAFIA
Diario do Nordeste. Domingo, 16 de novembro de . caderno Zoeira, pag 04. Entrevista: Mestre da investigação. http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=589796

Nenhum comentário: