terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Quem pariu...


Encontrei que belesura, uma só pra contrariar o clima de natal.
Que pariu Matheus que balance a rede!

Na net encontrei!

FOTOGRAFIA

Fotos de mamães noeis sem-vergonhas contrariando o Natal de todos.
Uma seleção das melhores fotos de mães noéis safadas que embelezam o Natal, para os marmanjos secos e desesperados. Quando vi também babei, mas é uma pesquisa científica, - certo!?







http://i121.photobucket.com/albums/o207/bicfomh/rec/mn/mn006.jpg

http://desenblogue.com/wp-content/uploads/2008/01/Noel.jpg

http://www.morroida.com.br/images/mama.gif

O homem não sobrevive ao prazer; ele morre de prazer de natal a natal.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Pedregal celebra 33 anos.

MATERIA

Do dia 13 a 21 de dezembro/2008, a comunidade do Pedregal se reuniu para comemorar 33 anos da fundação do bairro. Na ocasião noites culturais, regata de jangadas, campeonatos esportivos de vôlei e futsal aconteceram. As comemorações coincidem nos festejos da padroeira Santa Luzia.

Para Edilza Lima, “o Pedregal é um bairro visto ainda com muito preconceito, mas aqui moram ótimas pessoas. Temos muitos projetos voltados para o desenvolvimento e a comunidade é bastante organizada”, disse. Há uma grande sincronia entre famílias, moradores e os projetos voltados para ambos os públicos.

A Associação dos Moradores do Pedregal - AMOP,o grupo da Terceira Idade - Gás e o Mangueira Futebol Clube foram as entidades da Sociedade Civil que realizaram os festejos com apoio do SESC Ler, Cáritas Brasileira e a prefeitura Municipal de Aracati.

sábado, 20 de dezembro de 2008

Mensagem de Natal

É tempo de renovar as forças e acreditar na vida. É tempo de perdoar o irmão e saber que a esperança vai prevalecer. O Natal é o nascimento de Jesus Cristo, o filho de Deus que veio ao mundo para nos salvar.

Que neste tempo você realize seus sonhos; que você conquiste e que toda a família esteja unida para todos os tempos.

O amor é o sentimento que alimenta a existência. Somos parte da história que continua, porque você nasceu para ser feliz.

Reze, louve a agradeça ao altíssimo Deus que ele ouvirá a sua prece, pois quem pede, recebe.

Jesus é a luz da sua vida e de todos que tem fé.

Seja feliz neste natal de todos, e um feliz 2009 de coração.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Ao Senhor da vida e da verdade

COMENTARIO

Sou um soldado de Deus na luta pela verdade. Cara de castanha de caju é a beira do tabaco de tua madrinha filho de mulher da vida.

Se minha boca é minha, meu blog é a voz do Jaguaribe a caminho do mar; a caminho do amor; a caminho do prazer êxtasial quando em ápice de gozo vem, uma substância cerebral envolve a adrenalina, me obrigando a guardar por mais um tempo meu aparelho genitor na genitora, pra rezar um pai-nosso a acreditar em mim.

33 anos de Pedregal

MATERIA

O bairro do Pedregal completa 33 anos e sua gente comemora por toda a semana com o tema: Nosso Bairro e Nossa História. Eventos esportivos e culturais acontecem por toda a semana na quadra da creche.

Amanhã, comentários e reportagem especial sobre tudo o que aconteceu nesta semana.

Parabéns a todos!

Leve Estilo faz aniversário

MATERIA

O comércio de Aracati precisa difundir sua história e potencializar suas marcas em meio à competitividade mercadológica. Estimular o consumo é essencial, e quando vem a necessidade de fato ou supérflua de determinados produtos, qual a primeira lembrança; a primeira marca ou idéia à mente dos aracatienses?

A loja Leve Estilo de Maria de Fátima Soares, mais conhecida como Fatinha, comemorou neste 18 de dezembro, quarta-feira, 15 anos “vestindo a Cidade”. O assessor de comunicação Aurélio Matias cedeu entrevista ao Jornal do Meio-dia, na Canoa FM hoje.

Aurélio contou a história da loja que surgiu em 1985, e o primeiro nome se chamou Loja Nossa senhora das Graças. Ressaltou a persistência da empresária por acreditar no potencial econômico da cidade, e que somente em 1993 foi quando a loja mudou de nome, passando a se chamar Leve Estilo.

“Auto estima, preço baixo, marcas de qualidade e bom atendimento são adjetivos do trabalho da loja”, disse Aurélio.

A Leve Estilo vende roupas e “veste o Aracati” no crediário ou no cartão em seis vezes sem juros. Neste fim de ano tem promoção, são quinze prêmios e em cada compra, o participante recebe dois cupons.

Terceiro ensaio livre

MATERIA

Em seu terceiro ensaio, a Louca Mania conseguiu reunir mais público do que nos outros dois primeiros. Cerca de 300 pessoas passaram ontem, 17 de dezembro, pelo CJC: um público essencialmente jovem.

A magia que empolga é a mesma que anima, fortalece e faz bem a todos que por lá se encontram. Nas férias de fim de ano, carnaval se aproxima com a banda Louca Mania.




NOTA PÚBLICA ABONG SOBRE A "CPI DO ABORTO"

MATERIA

Terça-feira, 16 de dezembro de 2008

A ABONG - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais vem a público manifestar sua indignação com as articulações em curso no Congresso Nacional para a instauração do que vem sendo chamado de "CPI do Aborto".

A possibilidade de instauração de tal comissão reflete e reforça os setores mais conservadores da sociedade brasileira que historicamente têm feito dos processos de criminalização das pessoas e movimentos sociais a forma de eliminar de modo violento os conflitos e as diferenças que são constituintes das sociedades que se pretendem democráticas.

A CPI do aborto não tem outra intenção que não criminalizar as mulheres, silenciá-las, retirá-lhes a liberdade de decidir sobre seu corpo e sua vida em nome de uma lei que não é divina – dado que vivemos no Estado que por princípio é laico -, nem eterna. Uma lei que é resultado de uma sociedade patriarcal e profundamente injusta e desigual para com as mulheres. Uma lei, portanto, que precisa urgentemente ser modificada e não invocada como instrumento de perseguição e acusação.

Assim sendo, é urgente que todos os segmentos da sociedade brasileira, movimentos sociais, organizações e em especial os partidos políticos que têm compromisso com a democracia, a justiça, a igualdade e os direitos das mulheres se mobilizem para impedir a instauração desta CPI.

Por fim, a ABONG se alia e solidariza com as mulheres e suas organizações e movimentos na defesa do direito de decidir sobre o seu corpo e sua história, afirmando não só a ilegitimidade desta CPI como de todas as leis que as oprimem e exploram.

ABONG - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais
Rua General Jardim, 660, 7º andar
(11) 3237-2122
www.abong.org.br

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Expedito sempre livre

MATERIA

As más línguas que me perdoem, mas tem muito jacaré mal-intencionado, mentiroso, arrependido e queira Deus que se decepcionem. Expedito Ferreira não vai ser cassado em tempo algum.

No site do jornal o Povo trás a matéria: “TSE pode impedir a posse de ao menos 299 prefeitos”, afirmando a plenificação de nosso processo eleitoral para a cidade seguir seu pleno curso dos trabalhos políticos.

A Justiça Eleitoral diplomou Expedito Ferreira nesta quarta-feira, 17 de dezembro, já tendo julgado processos infundados e considera a eleição passada legítima, democrática e consciente socialmente.

Segundo dados cerca de 299 prefeitos eleitos estão para ser julgados em todo o país e a diplomação é a prova de que a Justiça Eleitoral considera os candidatos permitidos aos cargos elegidos.

Para especialistas em ciências políticas, a quantidade excessiva de partidos políticos atrapalha o trabalho da Justiça Eleitoral. É preciso uma reforma política que limite a quantidade de legendas, afinal, ideologia fragmentada bagunça a festa de formatura transformando-a em arruaça.

SITE DO JORNAL
http://www.opovo.com.br/politica/844697.html

Diplomados e disputa

ARTIGO

Neste ensolarado 17 de dezembro, a justiça da oitava zona eleitoral cearense diplomou doze candidatos eleitos nas últimas eleições municipais. Mas o que poderia ser motivo de acreditar que tudo seria como a justiça destacou, na prática, o jogo eleitoral começa a se redefinir por causa da disputa pela presidência da Câmara Municipal.

Na verdade, a presidência é responsável pelos cumprimentos de todos os trabalhos das comissões, dirigi as sessões e estabelece o trabalho dialogal entre partidos. Também se responsabiliza pelo cuidado com a estrutura física, o funcionalismo e a contratação de pessoal como assistentes de plenário e auxiliares administrativos.

As duas maiores competidoras são a vereadora reeleita Naselma Ferreira(PP) e Marta Bernardes(PTC). Naselma é a líder do governo apoiada por Willian, Zé Raimundo e Edilson Ferreira, certamente. Marta tem o apoio da oposição, mas nas eleições pertenceu à coligação de Expedito.

No contraste desta disputa é certo afirmar que só na hora é que a definição realmente acontece. Os discursos bonitos, as farpas de bastidores e as indecisões precisam dar lugar à intenção de buscar o desenvolvimento que o Aracati anseia.

Na última eleição para presidente, não imaginávamos que Kaká fosse eleito, - surpresa! Se esperava reeleição, mas aconteceu a troca indefinida. Espera-se que nesta se tenha um ingrediente diferente: mais compromisso público.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Terceiro ensaio vem ai!

A banda Louca Mania fará seu terceiro ensaio no CJC, nesta quarta, 17 de dezembro, tocando muito swing brasileiro para você que está ai morrendo de vontade de dançar e fazer o bem.

É que todas as quartas até o carnaval, os ensaios do maior sucesso do momento movimentam a juventude daqui e dali, em rítmo de férias e de muita descontração. O Swing é tipicamente brasileiro que mistura aspectos da cultura afro-brasileira.

O CJC fica lotado rapidamente. Quilos e mais quilos de alimentos são arrecadados. Suor, gritos, agitos e muito porradão. A Louca Mania leva jovens de todas as idades à prática da solidariedade.

E isso é muito bom!

No site
www.loucaporradao.com você tem acesso ao trabalho da Banda através de um conteúdo exclusivo.

- Navegue!

Todos que postarem um tópico estarão concorrendo a quatro vagas em cima do trio elétrico no carnaval ao lado da Banda.

Você não vai deixar de conferir, vai?

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Sucesso de solidariedade

EDITORIAL

Se todos soubessem, pensariam um milhão de vezes antes de tomar um atitude contra o próximo motivado por vingança ou ódio. Perseguir o sucesso fazendo o bem é a marca da banda Louca Mania e do Centro de Juventude e Cidadania, CJC, que juntos realizam um dos mais importantes movimentos de solidariedade do Aracati.

Quando juntos somamos, multiplicamos expectativas e resultados. Mas se acontece o contrário, os dividendos não convencem e nem satisfazem alguém ou ninguém. O ato da Louca Mania promover essa idéia é louvável, servindo de exemplo a ser seguindo e condecorado. Parabéns aos parceiros comerciais e ao Governo, que através da Sejuv contribui diretamente com este propósito.

Louca Mania realiza segundo ensaio solidário

MATERIA



A banda Louca Mania realizou o II Ensaio para o carnaval 2009 ontem, 10 de dezembro, no Centro de Juventude e Cidadania, CJC, com participação de adolescentes, jovens e adultos. Promovendo ato solidário, a banda leva fãs a colaborar com um quilo de alimento não perecível na entrada.

Por mais de duas horas, cerca de 250 pessoas dançaram grandes sucessos como ‘Cudúru’ e ‘Desce coma mão no tabaco’. Lazer com solidariedade é o caminho para um carreira de sucesso da Louca Mania que completa 10 anos de trabalho.

Na internet através do
www.loucaporradao.com se navega num conteúdo exclusivo com fotos, notícias, trabalhos, MP3, contatos e outras ferramentas. A Louca Mania tem fãs em todo o país. São pessoas que já dançaram ao som do swing aracatiense em ritmo de porradão nas diversas apresentações.

Todas as quartas feiras, no CJC, antigo Set set clube, tem ensaio da Louca Mania.

lembrando

A entrada é somente um quilo de alimento não perecível.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Hoje tem ensaio da Louca Mania

MATERIA

A solidariedade é meta do sucesso da banda aracatiense Louca Mania que nesta quarta, hoje, pelo quarto ano, realiza mais um ensaio no CJC promovendo um encontro para as juventudes. Na última quarta-feira, dia 03 de dezembro, aconteceu o primeiro ensaio.

A entrada é um quilo de alimento não perecível sendo um sucesso de público. As músicas deste ano são “Desse com a mão no tabaco” e “Cuduru”. O site loucaporradao.com tem mais detalhes.

Para Taís Moreira, 14, “é alegria aqui por começar a se preparar para o carnaval. A Louca Mania é conhecida aqui e em outras cidades como uma grande atração. Este momento trás para a juventude uma experiência de solidariedade”.

Já Tiago Jean, 16, afirmou: “Esta muito bom aqui no meio de tantas pessoas, principalmente num ambiente sem violência”.

“Eles trazem um bom exemplo, porque colaboram com a cidade e com as juventudes”, disse Ariadne Lima, 14.

A música ‘Pancadinha’ empolga o público veementimente. Todos dançam de acordo com os dançarinos da banda.

E a partir das 19: 30 de hoje tem o segundo ensaio. Não esqueçam!
A entrada é somente um quilo de alimento não perecível.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Juventude de Parajurú realizará movimento

MATERIA

Três grupos de jovens realizarão o I Movimento de Integração de Parajurú no dia 13 de dezembro, com concurso de embaxadinhas, apresentações de Hip-Hop e um campeonato de Capoeira. A realização é do instituto Dom José que pretende reunir a juventude regional no ginásio poliesportivo Chico Regina.

“Integração de jovens, crianças e adolescentes de maneira a quebrar barreiras de preconceitos entre os grupos formando o pensamento de diversidade”, disse Bruno Chagas, organizador do Movimento e universitário da UVA de Aracati.

Os grupos Legião Brasileira de Capoeira, LBC, o movimento Hip-Hop Nativos Revolucionários e do Coaçu Esporte Club participarão. Edvan Dantas, Breno Chagas, Bruno Chagas e Sílvio César são os organizadores.

“Incentivar os jovens na prática do esporte e da cultura, fazendo com que eles se sintam motivados a crescer socialmente na sua cultura” é o objetivo do Movimento.

Para Bruno, a principal atração será o campeonato de Capoeira onde o monitor do CJC, professor Rogério será jurado. Grupos de Canoa, Majorlândia, Cascavel, Sucatinga, Beberibe, Fortim e Paripueira marcarão presença.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Fé na estrada

http://www.opovo.com.br/opovo/colunas/vertical/#

O Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) marcou para amanhã a abertura das propostas da licitação para a duplicação da ponte sobre o rio Jaguaribe, em Aracati, no litoral leste do Ceará. O projeto, paralisado por mais de quatro anos, está sendo atualizado e custará R$ 32 milhões, segundo o titular estadual do Dnit, Guedes Neto. Ele assegura que essa duplicação sairá do papel porque há disposição política. “Vamos abrir as propostas, dar prazo para recursos e, se não houver problema, vamos começar o trabalho em janeiro”. Pois é: Guedes tem sido gestor de muita competência para brigar por projetos. Mas, conhecendo a burocracia federal, nada como endereçar orações também para São Cristóvão - o padroeiro dos motoristas.


domingo, 30 de novembro de 2008

Blogs para redimirem o Aracati

ARTIGO

Nosso blog é um canal de comunicação para aqueles que se interessam pela informação plena sobre política e cidadania aracatiense. Os desmandos cometidos pela mídia irresponsável e politiqueira serão relatados com foco na reflexão social em busca de transformações.

O blog é um canal livre. Fácil de construir e um desafio para mantê-lo. Não é preciso ser comunicador formado para ter uma licença. Na rede, não existe isso ainda.

Na guerra do Afeganistão e do Iraque, os blogueiros islâmicos denunciavam o que os canais de jornalismo americano: CNN, ABC News, Fox News... não informavam como torturas e intolerância religiosa não televisionadas. Internacionalmente, as coberturas dos telejornais mundiais mudaram radicalmente seus contextos, quando perceberam que qualquer cidadão pode se tornar um emissor de informações.

No Aracati, dois blogs estão se destacando neste aspecto: este blog (linguarela.blogspot.com) e o Blog-tela.blogspot.com . Ainda em caráter experimental, prometem cumprir seus papeis a partir de dezembro com cobertura política.

- é isso!

sábado, 29 de novembro de 2008

Quem será o (a) Presidente?

MATERIA

As mulheres têm preferência na política, ou tem somente no cavalheirismo machista.

Por que o candidato a vereador, no Aracati, mais bem votado não é eleito automaticamente o presidente da Câmara Municipal? Minha opinião leva a crer que o povo também tem o direito de escolher ou influenciar nos critérios de desempate numa eleição interna.

Uma das candidatas declaradas é Marta Bernardes: a mais bem votada da história política do Aracati. A outra é Naselma Ferreira em seu segundo mandato. Em 2004 ela foi a mais bem votada; esse ano (2008) ficou em segundo lugar e já ocupou a cadeira de presidente de 2005-2006.

Rumores de conversas de beira de esquina apontam a indicação de Zé Raimundo que já foi vereador que ocupou o cargo. A oposição, segundo ainda os rumores, apontam o Professor Mendes.

As quatro indicações me asseguram condições favoráveis de boa gestão. O compromisso com a abertura política e a condição de uma oposição mais presente vai definir o caráter sócio-político próximo ano.


Com quem será?
Com quem será?
Que a presidência vai ficar.

Vai depender
Vai depender
De quem for escolher!







sexta-feira, 28 de novembro de 2008

A quem interessa essa lei

MATERIA

A Câmara Municipal de Aracati, CMA, aprovou por seis votos a três, com uma abstenção, na última quinta-feira, 27 de novembro, um projeto de lei que reformula o regimento interno para eleição do presidente da Câmara. O texto modificado afirma que, em caso de empate, o critério de desempate seja o número de mandatos ou experiência política e não mais a idade mais alta.

Polêmica, negociações, votação ansiosa e pouca discussão ocasionaram-se numa sessão rápida. A autoria é do vereador Abelardo Pompeu (DEM). Edilson Ferreira (PP), Naselma Ferreira(PP) e Ilda (PHS) votaram contra o projeto.

Na próxima segunda, publicaremos mais detalhes sobre esse projeto que pode mudar o rumo das negociações políticas da eleição do novo presidente da Câmara para o pleito 2009-2010.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Novo blog

As juventudes aracatienses tem um blog somente sobre elas. Estou escrevendo esse novo trabalho buscando orientar e debater sobre a conjuntura juvenil e política no cenário aracatiense. É um espaço técnico de debate baseado em documentos nacionais sobre as juventudes brasileiras e latino americanas também.

http://www.ajuventudelivre.blogspot.com/

Cães Perdidos e Anjos Decaídos

ARTIGO

Jornalistas são Cães Perdidos,
Radialistas são Anjos Decaídos.


Os heróis da mídia são os jornalistas que ganham a vida numa saga perpétua pela busca da verdade. Hoje, informação é substância vital para sobrevivência humana. Os radialistas serão os últimos a informar o fim do mundo, já diziam os teóricos da comunicação no início dos anos 80. Na verdade, e na minha opinião, nascerá um novo tipo de comunicador daqui há cerca de 10 anos, com a plenificação do sistema digital em toda a malha de telecomunicações do planeta.

O jornalista é um analista, e o radialista um artista.

Disputar audiência no rádio aracatiense, por exemplo, é um desafio supéravel se, os diretores de rádio AM não desobedecerem a regra do rádio AM em atingir o público adulto: futebol, jornalismo, política e religião. Já o FM é jovem e musical; o diferencial é a gestão dos conteúdos, a criatividade e os recursos técnicos da informática.

Por isso, anjos decaídos. Caídos na mesmice da seleção musical moderna de forró prioritariamente...

No livro “Jornalismo: a saga dos cães perdidos” de Ciro Marcondes Filho, há uma frase: “O controle do saber e da informação funcionava como forma de dominação, de manutenção da autoridade e do poder, assim como facilitava a servidão”. Comentário histórico sobre o primeiro modelo de jornalismo de 1789 à metade do secualo XIX. Não é o som mono; não são os microfones velhos e os recursos técnicos escassos. É o besteirol argumentado de interesses polítiqueiros que ganham eleição nem aqui, nem na China, nem no cabaré de Alzira ou Odete. É a informação trabalhada. Tudo favorece e contempla a massificação que precisamos.

Caco Barcelos: jornalismo é isso

RESENHA

O caderno Zoeira do jornal Diário do Nordeste, Ceará, de domingo, 16 de novembro, publicou matéria sobre o jornalista Caco Barcelos, apresentador do programa Profissão Repórter, da TV Globo, opinando sobre os desafios enfrentados pelos jornalistas de hoje. Barcelos esteve em Fortaleza proferindo palestra para estudantes de comunicação.

Ele tem 58 anos, 30 de profissão e trabalha 14 horas por dia. “A coisa mais interessante da nossa profissão é viver os acontecimentos em primeiro lugar. O segundo é que você cumpre com seu papel social fundamental. Há quem busque a profissão pelo glamour que ela tem. Mas eles (estudantes) precisam saber que o caminho é muito árduo, de pouco conforto... nosso país é repleto de injustiças e precisamos mecher com isso. É uma profissão, principalmente, para quem não é egoísta”, ensina.

Em outro trecho ele afirmou: “nunca tenho planos, sempre tenho projetos”. Também disse que gosta do que faz e pretende trabalhar pelo resto da vida nesta profissão.

Caco Barcelos foi repórter policial por mais de 20 anos, possibilitando oportunidades de escrever boas histórias. Escreveu três livos reportagens intitulados “Rota 66”, “Abusado” e “Nicarágua: a revoluação das crianças”. Em o Abosado ele diz: “Me trouxe muitas implicaçõesa éticas, morais e legais. Foi a reportagem mais difícil dos últimos 25 anos”, disse.

OutroTrecho
“É dificil falar a verdade sobre coisas difíceis. As pessoas me criticam por contar o outro lado da história, das pessoas pobres e envolvidas com o crime. Já fizeram a pergunta se eu me achava promíscuo por entrevistar um pobre e envolvido com o crime. Mas nunca tinham me feito se me chamava promíscuo por entrevistar um político rico e desonesto. Não me envergonho de nada”, ressaltou.


BIBLIOGRAFIA
Diario do Nordeste. Domingo, 16 de novembro de . caderno Zoeira, pag 04. Entrevista: Mestre da investigação. http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=589796

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Leitura para renovar as estruturas

MATERIA

O Sesc-Ler de Aracati realizou a Feira do Livro e da Leitura no Centro de Juventude e Cidadania, CJC, sexta-feira, 21 de novembro, durante todo o dia. Contação de histórias, oficinas de leitura, jogos para-didáticos aconteceram mobilizando escolas e creches da cidade.

“Incentivar a leitura é importante para a formação de todo cidadão na abusca do discernimento da vida”, afirmou Leandro Barbosa, coordenador administrativo do Sesc. As escolas Régis Bernardes, Maria Elidam, Auxiliadora, Polegar, Zélia Nepomuceno compareceram.

“De um modo geral, nem todo brasileiro se interessa por leitura, porque desde criança não há motivação”, reafirmou Leandro.

Projetos para 2009
O Sesc-ler vai investir em oficinas de cultura e esporte para a comunidade aracatiense ano que vem. Novos monitores serão contratados e a Instituição está recebendo curriculuns para avaliação e contratação.


O teatro, a dança, o esporte, tudo isso estará em destaque na programação 2009 do Sesc-ler que visa também estender seu programa para a Cidade, e não ficar limitado ao Pedregal. Jovens e adultos serão atendidos. Leandro citou a importância das parcerias com outros orgãos como o CJC, Sejuv e instituto Carruagem.

O PHE
O Sesc realiza o Projeto de Habilidades e Estudo, PHE, atendendo crianças de sete a 12 anos, cursando da primeira à quarta série do ensino fundamental com aulas de reforço escolar, atividades recreativas e educacionais, buscando uma reflexão da realidade dos educandos com noções de saúde e meio ambiente, afirmou Emanuele Silva, professora. Quatro turmas durante o dia e quatro instrutoras realizam o PHE no Pedregal.

Origens do Sesc

PESQUISA

"no dia 13 de setembro de 1946 surgia o Serviço Social do Comércio, por meio do Decreto-lei n° 9.853, assinado pelo então presidente general Eurico Gaspar Dutra, que explicitava logo em seu artigo 1º a finalidade de "planejar e executar (...) medidas que contribuam para o bem-estar e a melhoria do padrão de vida dos comerciários e suas famílias (...)". A iniciativa partiu de empresários da indústria, do comércio e da agricultura de todas as partes do país durante a Conferência das Classes Produtoras, realizada em Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro, um ano antes, e da qual resultara a Carta da Paz Social, cujos princípios viriam a inspirar não só a criação do Sesc, mas também a do Sesi, Senai e Senac. "O Sesc resulta de uma perspectiva de construção do estado de bem-estar social", afirma Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo. "Para além da necessidade de estabelecer uma legislação trabalhista, naquele momento propunha-se uma sociedade mais igualitária e pacífica." Pouco mais de um mês após sua criação, o Sesc instalava um conselho regional em São Paulo. Precisamente no dia 30 de outubro de 1946, tendo como primeira sede uma sala no prédio da Associação Comercial de São Paulo, no Viaduto Boa Vista. Desde então, a instituição soma 60 anos de crescimento e realizações. E não somente de sua estrutura - atualmente conta com 30 unidades espalhadas por todo o estado -, mas também de filosofia de trabalho e consolidação de valores. "Quando hoje se difunde a idéia e a prática de responsabilidade social das empresas, em parte pela renúncia do Estado em manter sistemas de proteção social, é preciso lembrar que o Sesc nasce e se desenvolve sob os intentos da promoção social, da cidadania e da qualidade de vida", observa Santos de Miranda. "Sob tal ponto de vista, somos partes constituintes e pioneiras dessa concepção e experiência." (veja boxe Sesc Memórias)Nessa trajetória, foram diversos os programas socioculturais criados. Muitos deles pioneiros e com quase a mesma idade da instituição - como é o caso do Sesc Odontologia, lançado em 1947 - e outros surgidos recentemente, atendendo a demandas da própria modernidade - caso da Internet Livre, de 2001. "O Sesc possui uma característica única no universo da ação sociocultural que realiza", esclarece o diretor regional. "O que queremos dizer com isso é que ele se dedica a atividades não apenas diferenciadas, mas complementares. Por exemplo, saúde e alimentação, educação permanente e lazer, atividades artísticas e práticas desportivas, projetos grupais (para crianças ou idosos) e comunitários. Tal princípio leva em consideração, portanto, não um aspecto isolado da natureza humana, mas sua totalidade ou integridade."


MAIS


Amanhã é um novo tempo, de um novo dia que ainda não chegou!

Amanhã, começarei um novo hall de notícias do Aracati.

Aguardem!

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

O Aracati é a cidade onde o conhecimento parou

MATERIA

O ‘parou’ no título da matéria, explica o professor de Ciências da Religião, Davi Ribeiro, não significa afirmar a falta de conhecimento, desprogresso ou retrocesso social; do contrário o Aracati, para ele, está no advento das universidades; no advento do conhecimento científico e abertura política. Na busca pelo incremento no mercado de trabalho.

“O Aracati é um lugar onde o conhecimento parou”, disse, reafirmando a vocação da cidade pois “há muitas oportunidades”. A entrevista foi ao ar no Jornal do Meio Dia, na FM Canoa, desta quarta-feira, 18 de novembro.

Como se alguém tivesse passado por aqui e ficado.

“O Aracati não é uma cidade provinciana, onde as fontes de conhecimento são mínimas; onde os sonhos são vetados. Há muitas oportunidades para os jovens”, explicou Davi.

Davi divulgou a chegada da Faculdade kúrios, Fak, com o curso de bacharel em Teologia. A Secretaria de Educação, Semear, é parceira do projeto cedendo a escola Emilia Freitas no turno da noite. A Fak ministra cursos de pós-graduação e as parcelas variam em torno de 120 reais.

Blogs no Jornalismo

ARTIGO

Os blogs fundamentam a vida que passa a ter um paradigma virtual. São canais abertos de fácil manuseio, condicionando qualquer pessoa a exercer o seu papel de divulgador.

Em relação ao jornalismo, os blogs constituem um meio de interatividade com os públicos que assistem, escutam e lêem jornais.

São canais isolados do processo de globalização fundamentando a liberdade de expressão e de informação, como também protegendo o cidadão dos abusos da imprensa mal influenciada, na maioria das vezes, pelo processo político inevitável.

Entre Guerras

EDITORIAL

O sustentáculo do desenvolvimento de nossa região sempre foram os órgãos públicos, condicionados pelo processo político e social a aplicar políticas publicas em diversos setores.

Mas atualmente, com a evolução do capitalismo e a globalização, o Estado não consegue abarcar todas as demandas de diferentes segmentos da sociedade, porque o crescimento populacional é acentuado, ainda mantemos as estruturas governamentais como antigamente e o processo democrático é lento em sua plenificação, apesar de não vivermos a ditadura de 64.

A educação limitada do atual modelo de escola não forma o cidadão apIto à era globalizada. As famílias das classes menos favorecidas possuem pouco acesso à cultura da informação, condição essencial à evolução social. Isso condiciona o homem do Século XXI ao sedentarismo político impedindo o mesmo de perceber a democracia brasileira como evolutiva para o desenvolvimento que almejamos.

- Aliás, qual o modelo de desenvolvimento que queremos?

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Indisposição

Meus Desabafos


Nestes últimos dias estou com muita indisposição para dar sequencia ao meu trabalho como escritor. O Aracati é uma cidade de desafios intelectuais, mas empreendo sim essa trajetória porque vale a pena escrever. O direito a informação é sagrado; é um elemento de primeira necessidade semelhante ao ar que repiramos e água.

A partir de amanhã, retornarei com o trabalho direto de informações de artigos de internet e o Aracati.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

A Vento com Ferreira

MIDIA

Nosso primeiro instrutor chamava-se Enes Gomes mais conhecido como ‘Ferreira’. Lembro que os primeiros programas de computador foram o Raduga, o Sound Forge , Audio Grab, além do office da Microsoft. Gravações de entrevistas eram constantes fazendo escorregar comentários opinativosos, depois de muita insistência em trechos durante o jornal do meio-dia.

A mesa grande de áudio acoplava aparelhos que reproduziam e equalificavam o som final que chega a todos os rádios receptores. Nem sempre um som de qualidade é originado nos estúdios onde emitimos, mas sim num gerador de ondas magnéticas ligado numa torre com radiais.

Na Vento Leste AM, a torre fica localizada na comunidade da Volta, e o alcance é de somente 1 kw de potência, considerada muita fraca, ainda, para região.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Curso de Aqüicultura realiza amostra

MIDIA

O curso de Aqüicultura e Pesca do CVTec de Aracati realizará na próxima quinta-feira, 13 de novembro, a I Amostra de Aquicultura e Pesca e o II Estudo de Aqüicultura e Pesca, mostrando a eficiência do curso, abertura no mercado de trabalho e resultados esperados desde 2005 quando o curso foi implantado. O coordenador e professor Sandro Neves foi entrevistado por Luís Bilal, no jornal do Meio-Dia, na edição desta segunda-feira 10 de novembro, e falou sobre a programação.

Dois alunos também foram entrevistados. Reginaldo é da turma de 2007.2 e afirmou que “o curso é encantador e motivo muitos colegas de sala para continuarem”. Para Zé Renato o curso é apaixonante e abrangente. “Quando entrei, pensava que era somente para trabalhar com camarão, mas posso trabalhar com lagosta, ostra e outros mais”disse.

O professor Sandro falou que 11 estudantes da turma de 2006.2 trabalham para o Governo do Estado, no complexo de Aquicultura do Castanhão. Outros profissionais como Ada primeira turma de 2005.2 hoje trabalham com microbiologia de alimentos e boas práticas de alimentação; disciplinas e conhecimentos estudados no curso. Um dos alunos tirou o primeiro lugar num concurso da Chesf

O Governo Municipal é um dos parceiros na manutenção do CVTec, e a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca desenvolve trabalhos voltados para esse mercado promissor, incentivando empreendedorismo dos alunos.

Saga na Vento Leste AM 1320

MIDIA

As boas e mais talentosas práticas da comunicação acontecem dentro dos canais sociais. O segmento rádio é um dos mais acessíveis, principalmente se for numa rádio AM. Os radialistas ainda afirmam que o Rádio AM ainda é a grande escola, paralela à Universidade. Em novembro de 2000, fui escolhido através de entrevista com mais de 100 candidatos para trabalhar na nova Vento Leste AM de Aracati, comprada pelo empresário Luís Aguiar, do ramo de tintas.

Na época, a Vento Leste foi condicionada a adotar um estilo musical em 24 horas, salvaguardando o horário de meio-dia a uma da tarde com jornalismo, que não era mais que uma leitura dos jornais O Povo e Diário do Nordeste.

- Não havia espaço de opinião!

Eu sonhava com uma programação original que pudesse alavancar comercialmente a emissora, mas as inexperiências, o pouquíssimo poder de decisão e o extenso trabalho em estúdio me barravam.

Eu sabia que existia a necessidade de escrever e perceber de perto as dificuldades da interatividade com os ouvintes, mas não logramos êxito. Confesso que foram tempos bons e de muita aprendizagem. Mesmo assim conhecemos muitas pessoas, fizemos boas amizades e quero contar, em outros artigos, um tanto de minha história e de como a comunicação no Aracati acontece.

domingo, 9 de novembro de 2008

Violência, Infância e Impunidade

RESENHA OPINIATIVA


O pedagogo e mestre em educação, Alexandre Lima, foi o entrevistado pelo jornal Diário do Nordeste na edição de domingo, 9 de novembro, falando do tema “Estabilidade familiar não evita violência entre jovens ou na escola”. Pedofilia, Internet, Bullying, família e o ambiente escolar em questão na página de Entrevista.

Para Alexandre “a Pedofilia é considerada uma doença, desvio sexual ou distúrbio. Se for constatada a doença, não tem cura. Mas se for desvio, pode ser trabalhado, mas com cuidados para não retornar”. (Diário do Nordeste, 2008). Alexandre acredita que a sociedade pós- moderna transformou “as crianças em miniaturas de adultos, estimulando o libido, a exposição”.

Possível Justificativa
A Pedofilia pode ser explicada pelo argumento antigo de crianças se casarem mais cedo com adultos, exemplificando como natural o que hoje, é considerado anormal e crime constitucional. Mas já que a Pedofilia é uma forma de violência, como entender que nas escolas e no ambiente familiar,crianças constantemente estão sob risco de violência?

Nossas crianças estão em risco! O Estado as salvará?

A Internet come criancinhas
A Sociedade Digital vive um momento de transição e consolidação de um novo paradigma mundial, em meio à realidade de globalização, deixando um legado de exclusão social vergonhoso como conseqüência quase irreparável. O Orkut e o MSN são portas livres para ação de pedófilos, deixando rastro de violência numerosa na rede. “A identificação de um pedófilo passa pelo fato de ele se identificar como outra criança, mas insistir sem saber a rotina da vítima. Quanto mais misterioso, mais o pedófilo deseja”. (Diário do Nordeste, 2008)

Pais que deixam filhos livres na rede correm um risco eminente. Controlar o conteúdo exige conhecimentos de informática. É por essa questão que vivenciamos um momento de transição quando temos crianças e adolescentes totalmente incluídos na Era Digital, enquanto os pais estão excluídos.

Pais incluídos para proteger filhos incluídos.

“No Natal todo mundo faz a chegada do papai Noel. Porque não fazer a chegada da família de Belém?” disse Alexandre, reafirmando as relações de consumo com a ansiedade do ‘ter’. E para ter vale tudo, vale vender o corpo, vale mentir”.

Alexandre afirmou que a violência vem do meio ou pela convivência. O perigo mora dentro de casa; mora na casa dos vizinhos, dos amigos do pai e da mãe, na escola. Entre o meio e a convivência, é o mesmo ambiente: o planeta Terra, o Brasil sem punidade...

Outro ponto afirmado são as diferentes classes sociais. Alexandre disse que o dinheiro não define comportamento, na pressuposição de que ele pode influenciar muito. Na abordagem, ele focou casos de pessoas dóceis sem dinheiro: pobres, e outro de homens e mulheres ricos, mas rancorosos, egoístas e muito infelizes.

Bullying: violência verbal / uma experiência pessoal
“Todo apelido trás transtorno. Algumas crianças revelam, mas é difícil”.

Linguarela: Entre adolescentes, o Bullying é uma prática comum principalmente nas escolas. Já fui vítima na adolescência quando meus colegas me apelidaram de ‘Bocão da Royal’. Na época todos mundo estava em pleno consumo com o lançamento da ‘diába’ da gelatina (risos). A propaganda era constante na TV Globo, me causando um mal estar. Nunca meus pais questionaram e nem tive coragem de contar e me expressar como poderia.

“O bullying aparece como uma forma mais forte de violentar o outro através de apelidos, socos, pontapés, de exclusão de pessoas em grupo”, disse Alexandre.

Linguarela: Eu sentia que o apelido ‘bocão’era excludente, talvez porque sempre me sobressaia nos jogos, nas brincadeiras e em sala de aula. Hoje levo como uma experiência sem rancores e frustrações.

O pais de hoje acreditam que a escola vai resolver todos os problemas, porque quando eles eram estudantes, a escola resolvia. Colocar limites e dizer ‘não’ são passos substanciais na educação familiar. A escola deixa de cumprir seu papel, na maioria das vezes, porque assumi a responsabilidade do Estado e da família sem estrutura.

______________________________________________

A Entrevista completa aqui ou na edição de hoje do Diário

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=588245

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

IPTU 2008: quem paga e quem não paga

MATERIA

O IPTU é um imposto usado para investir em serviços e obras de infra-estrutura do Município.

A representante do setor de tributação da Prefeitura, Derilene Gondim, foi entrevistada no jornal do Meio Dia, da FM Canoa, nesta sexta-feira, 07 de novembro, sobre o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano, IPTU, cobrado anualmente a todos que possuem imóveis (residências ou terrenos).

Derilene respondeu também a perguntas de ouvinte com dúvidas das mais variadas, principalmente sobre critérios de isenção, ou seja, quem tem a obrigação de pagar e quem não tem como em muitos casos de viúvos(as) e aposentados(as) que possuem uma residência, mora e ganha até um salário mínimo.

Foi afirmado pela entrevistada que a prefeitura contratou a empresa Governança Brasil para cuidar do setor de distribuição da emissão de boletos e da contabilidade das receitas, mas a empresa não foi eficiente, deixando pagamentos de contribuintes ainda em débito com a Dívida Ativa Pública.

“A população adquiri imóveis, mas não procuram os órgãos públicos municipais para atualizar os dados” disse Derilene. No caso de aluguel, o inquilino é quem deve pagar. Em compensação igrejas e instituições sem fins lucrativos não pagam.

Vantagem dos mais pobres

No Aracati, através de um projeto de lei municipal, imóveis de valor venal até R$ 8 mil não pagam IPTU, mas se o proprietário tiver mais de um imóvel, ai a isenção é nula. Essa lei municipal beneficia cerca de 80% de moradores de nossa periferia. Outro ponto é que o IPTU pode ser pago em até 48 vezes e a parcela mínima é de R$ 25. Para os pagamentos à vista, há rescisão de multas e os descontos nos juros que chegam a 100%.

Indagada se todos os contribuintes realizassem o pagamento à vista, Derilene disse que a Cidade arrecadaria R$ 1.421.572,58 este ano, e que em 2007 apenas 30% foi arrecadado, um tanto mais que R$ 300 mil, num montante a mais de R$ 1. 200 mi.

Frases da Entrevista

“O setor tributário é bastante transparente e condicionado pela lei de Responsabilidade Fiscal”.

“Um viúvo(a) tendo um único imóvel, morando nele e ganha até um salário está isento”.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Comunicação Social que queremos

EDITORIAL

O Aracati merece que os veículos de comunicação de massa priorizem a informação, mesmo havendo parcialidade que é inevitável politicamente. Os ataques morais não contribuem para o desenvolvimento da cidade que tanto almejamos. Difundir a cultura, colaborar com o crescimento urbano e regular, entreter, informar e formar opinião são atitudes prioritárias dos canais de massa, mesmo com influencias políticas.

Tanto o canal que provoca como o que responde se equivocam em seus editoriais. O Aracati está cansado desta guerra midiática covarde, sem sentido e anti-democrática. Telespectadores, ouvintes e leitores não merecem; não precisam assistir o espetáculo da vida real condicionado ao conteúdo ou aos conteúdos de agressões pessoais sem sentido! sem sentido! sem sentido!

É hora de evoluir com o coração. Politicamente temos uma continuação que promete ser um desafio de todos. O interesse financeiro precisa dar lugar ao interesse em desenvolver a Cidade. É hora de questionar dados, conquistas e erros, e não promover uma arena midiática sem sentido! sem sentido! sem sentido!

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Seguro defeso bloqueado

MATERIA

Cerca de 30 pescadores foram à Câmara Municipal de Aracati na última quinta-feira, 30 de outubro, pedir o apoio dos vereadores para solucionar o desbloqueio dos recursos do seguro-defeso, benefício concedido pelo Governo Federal aos pescadores de lagosta, pela Secretaria Nacional de Aqüicultura e Pesca (Seap). O período do defeso costuma ir do final de maio ao final de dezembro.

Mais de 100 pessoas, segundo Valdenor Barbosa, pescador, que usou a tribuna e relatou toda a questão, estão sem receber.

O bloqueio também acontece em outras cidades como Fortim, Beberibe e Camocim, deixando pescadores endividados. Alguns afirmaram que a Seap beneficia os donos de barcos que possuem mais de uma embarcação, e concede licenças para outros pescadores que usam compressores cujo uso é proibido.

Para Valdenor, cerca de 1000 pecadores em todo o Ceará estão com o seguro bloqueado, justamente os que vão ao mar em jangadas e catraias apesar dos barcos estarem regularizados com os pagamentos de impostos e os seguros das embarcações. Valdenor também disse que a Seap, no início, concedeu a licença mas voltou atrás sem dar explicações causando o bloqueio do seguro.

O Governo Federal paga um salário mínimo a cada pescador de lagosta. Este ano o defeso começou no dia 15 de junho.

sábado, 1 de novembro de 2008

Escutando o prefeito de Fortim na Canoa

MATERIA

O jornal do Meio-Dia deste sábado 1º de novembro, da FM Canoa, exibido de segunda a sábado a partir das 12 da manhã, entrevistou o prefeito de Fortim Júnior Guedes (PP). O Prefeito foi convidado pelo Unicef a proferir palestra na cidade de Cotiabanba na Bolívia, sobre os resultados positivos de investimentos em políticas para Infância e Adolescência, executadas na Cidade nos últimos quatro anos.

Júnior é o terceiro 3º prefeito eleito da Cidade e afirmou que está acontecendo um Governo de transição para entregar a Prefeitura em total estado de transparência de informações.




“A melhor semente sempre é lançado ao solo” falou, ao ser indagado sobre o seu Governo nestes últimos quatro anos.



O Fortim está concorrendo ao seu 2º Selo UNICEF este ano.
Ele disse que uma de suas conquistas foi fazer concurso público para professores, e que aumentou o salário dos mestres em 217%. Ele Comentou a crise da lagosta com a diminuição do preço do quilo do crustáceo de 100 para 40 reais.



O prefeito afirmou que volta à vida privada adminsitrando a Compescal e continuando o processo político de sua terra.

“A UNICEF é uma agência das Nações Unidas que tem como objectivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades básicas e contribuir para o seu pleno desenvolvimento”. (http://www.unicef.pt/artigo.php?mid=18101110&m=1)

A cidade de Fortim tem cerca de 14 mil habitantes. Nos último dias, foi citado como o 5º município do Estado como que mais investiu em educação. Junior ampliou de 500 para cerca 3500 vagas, incluindo pessoas de baixa renda no programa Federal Bolsa Família. “Educação é um investimento de longo prazo”, disse Júnior.

...do Rádio.
“Eu entendo que estamos contribuindo para melhorar o mundo”, “Quem dá conhecimento, dá liberdade” de Júnior Guedes.

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Aberta a praça do Marista

CRÔNICA

Estive ao lado do amigo e jornalista Francisco Portela, empreendendo um exercício jornalístico prático de análise da realidade, sentados num banco da praça São Marcelino ou praça do Relógio, na manhã do ensolarado e quente 31 de outubro deste ano, percebendo o que acontecia e os personagens do dia-a-dia do centro do Aracati. Nos sentamos por cerca de 20 minutos e o resultado foi este.

O comércio informal dá na vista em 360 graus; materiais de pesca como tarrafas mostram que pescador ainda é uma profissão bastante atuante; táxis parados, aracatienses dos interiores bebendo, ‘papudinhos’ exaltados falando sozinhos, pessoas idosas no meio da praça dividindo espaço com um tráfego constante de bicicletas e motos, e o único guarda municipal nem reclamava, - nem ai, lanchando tranquilamente.

Vendedores de relógios, bicicletas, celulares, motos, TV’s, DVD’s, caixas de som amplificadas e outros objetos mostram a força da informalidade que obriga a população a interferir economicamente no Município.

O arvoredo ao redor da estátua de São Marcelino tem palmeiras africanas de duas espécies, grama e vegetação circular com pedras, dando vitalidade ao monumento prateado: bonito.

Ao redor da praça, comércios de frios, comidas de animais, lojas de variedades, salões de beleza. A banca de revistas o Márcio trás mais cultura com grande variedade de periódicos. Prostitutas merendando e os locadores fazem carinho pré-liminar ao antro-sexual.

Paus-de-arara ainda transportam pessoas; algarobas, coqueiros, palmeiras africanas e brasileiras trazem sombra lá. “bate em outro, mas não bate em mim. Tô aqui e não bulo com ninguém” disse um bebum, dando dimensões de que muitos moradores de rua sofrem violência por lá.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Resposta aos indagadores do CJC

ARTIGO

O Centro de Juventude e Cidadania, CJC, como afirmamos, é um espaço público das juventudes do Aracati. As Juventudes são um conjunto de grupos de jovens mobilizados e organizados, de ideologias políticas, educacionais, sociais, culturais, religiosas, esportivas e outras esferas que interferem direto e indiretamente no desenvolvimento de nossa querida Cidade.

O CJC veio, respondendo ao companheiro e artista Márcio Silva, a favorecer iniciativas de juventudes que até então se realizavam em residências particulares, espaços escolares, clubes, igrejas, fundos de quintal, calçadas, garagens e praças. O Centro é uma iniciativa; um projeto que leva a força da sociedade civil organizada e de jovens empreendedores. O CJC potencializa essas iniciativas interagindo diretamente com seus autores e atores, contribuindo com propostas na luta constante pela qualidade de vida da juventude de nossa terra.

O CJC é gestado por dois órgãos: Secretaria de Esporte e Juventude, Sejuv, e o CIP Desenvolver que é um organismo dirigido por três ONG’s que contribuem diretamente com a conscientização e a formação científica do Pensamento de Juventude Aracatiense, PJA, compreendendo todo um conjunto de ações, atores, iniciativas e perspectivas da pasta de Juventudes da Cidade.

O Secretario Ivan Silvério, o diretor de Juventude, kledson Giló e o coordenador do CJC Diassis Garcia empreenderam, ao lado do prefeito Expedito Ferreira, uma trajetória de conquistas as quais o lucro social ficou com as juventudes. O diálogo político é satisfatório e o CJC é constantemente enriquecido por essa iniciativa governamental, que só acontece quando todos participam.

Atualmente, nove oficinas acontecem beneficiando cerca de 180 jovens diretamente, e indiretamente atingimos toda a Cidade através de eventos e reuniões promovidas ou pelo governo ou por grupos organizados. Todas as oficinas são gratuitas para requerer a inveja perpétua da oposição que não ergueu sequer uma coluna de barro.

Funcionamos no antigo Set Set Clube e sempre no final de todas as tardes pra início de noite estou por lá. As portas estão abertas pra conferência da vida real.

Todos serão bem vindos de coração.

CJC: Juventude é Isso

Blog-semântica
CJC: Centro de Juventude e Cidadania é um política de juventude do Aracati; um espaço público destinado aos jovens e a sociedade civil, coordenado pela Sejuv e CIP Desenvolver com o objetivo de favorecer, potencializar e orientar iniciativas de juventude.


Iniciativas de Juventudes: são ações realizadas por jovens ou grupos de jovens por todo o Aracati. Números de dança e peças de teatro, campeonato de xadrez e tênis de mesa são algumas.


Pensamento de Juventude Aracatiense: como trabalham esses grupos, como se organizam, e por quê? Suas finalidades, suas conquistas, suas histórias, seus atores e autores revolucionários; todo esse agregamento somou nos últimos cinco anos (estimativa pessoal) interseções, pontos em comum que construiu argumentos e contra-argumentos científicos do Aracati. Governo e Sociedade Civil organizadas em constante diálogo: essa é a nossa realidade.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Leia a série de artigos sobre A Internet e o Aracati



A internet é um canal de comunicação cada vez mais massificado. No Aracati o nosso blog começa a mostrar as produções de nossos web design, ressaltando todo um trabalho que será a revolução do futuro. É a séria de artigos A Internet e o Aracati possibilitando aos leitores do meu blog uma visão completa de estética, conteúdo e formatos de linguagem que a rede mundial de computadores expressa.

Coberturas de festas é no blocoboa.com.br



É um site de características puramente publicitárias com vários planos de divulgação para empresários da região. O principal atrativo são as fotos de festas acontecidas na região, flagrando turmas de amigos, casais namorando, paqueras e fortes amizades em ambientes de pura descontração, além de secções para cadastramento de visitantes, arquivos de vídeos e MP3.

Os Beijadores Oficiais do Aracati, BoA, “...nasceram da união de um grupo de amigos que decidiram em 2005 brincar o melhor carnaval de praia” com o slogan “beije sem moderação”. No primeiro ano, brincaram cerca de 40 amigos.

Do histórico: “A galera que gosta de balada passou a ser registrada pelas lentes do site do bloco. Sendo o mais acessado na ressaca das curtições. Beijadores Oficiais em Aracati, passou a ser o bloco não apenas do carnaval, mais o bloco dos 365 dias do ano”. (http://blocoboa.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=17&Itemid=52)

O primeiro endereço eletrônico, world wide web foi o blocoboa.cjb.net que foi ao ar no dia 25 de fevereiro de 2005. Hoje o endereço é www.blocoboa.com.br

Critica Estética


O conteúdo é muito completo com a navegação, mas as leituras em contornos avermelhados cheios de arquivos de flash’s causam poluição visual. A idéia-proposta é excelente e o linguarela.blogspot.com está ai para brincar com a opinião de todos.

- Boa sorte e continuem!

bibliografia: fotos em dowload do blocoboa.com.br

Mendes é oposição colaborativa, contribuitiva e solidária


MATERIA

“O meu mandato é do PT, mas faço uma oposição para contribuir com o Aracati”

O professor Mendes (PT), vereador eleito com 2043 votos, foi entrevistado por Tácito, nesta segunda, 27 de outubro, e falou sobre assuntos de seu futuro mandato e defendeu que fará uma oposição consciente, citando, subentendidamente várias vezes, que vai contribuir com o prefeito Expedito Ferreira “na contribuição de uma melhoria para o Aracati” disse, não se deixando levar, claro, pelos apelos covardes do entrevistador, também eleito que declarou severa oposição.

Mendes começou a entrevista falando de suas origens da cidade de Itaiçaba, e que começou a lecionar em 1991 logo depois de terminar seu segundo grau.

Ele afirmou que defende a bandeira da educação e comentou temas como a faculdade pública e a extensão do Cefet de Limoeiro do Norte, através do deputado Federal Zé Airton (PT) para o Aracati.

Só não pode ser esquecido que em todo este processo do Cefet, há a participação direta da Prefeitura.
- Certo!


Indagado sobre suposta perseguição nesta eleição por parte dos gestores municipais em educação, Mendes não deixou claro que houve realmente a suposta realidade, ou seja, a isca não foi mordida, pois o apresentador insiste em dar vista a cego.

OPINIÃO


Em meio a globalização, pensar em estruturas de tijolo, areia e cimento somente, é voltar ao passado ressaltando o velho modelo carcomido de educação superior.

As tecnologias barateiam os custos de implantação e facilitam o aprendizado de nível superior para o desenvolvimento que queremos, através do ensino à distância (EAD). O maior resultado disso é Universidade Aberta do Brasil, UAB, implantada com sucesso no Cvtec daqui.

- É só conferir.

Desfile marca comemorações

MATÉRIA

Uma festa simples e repleta de detalhes que demonstraram a instituição escola como a detentora do conhecimento quase pleno sobre a história do Aracati, indiscutivelmente. O homem de hoje e os homens de ontem foram relembrados através de faixas, carros alegóricos, fantasias, músicas, maquetes, cartazes e outros demonstrativos no desfile das escolas, que aconteceu no sábado, 25 de outubro, na Rua Grande, à noite. O palanque das autoridades ficou na praça Dr. Leite e estiveram presentes o prefeito Expedito Ferreira, Felipe, secretários e convidados.

Homenagens ao prefeito reeleito aconteceram pelas escolas do São Chico, Auxiliadora e Raízes e Azas que também homenageou Marta Bernardes. A escola Pompeu Costa Lima foi uma das mais bonitas, ao meu ver, com a presença da banda macial da UNIBAM de Fortaleza, desenvolvendo um belíssimo número.

De Canoa Quebrada, a escola Zé Melancia apresentou o tema “Incentivando a Leitura”, ressaltando escritores da terra com trechos em cartazes de Zé Melancia e Herculano Moura. Rendeiras, pescadores, turistas, trabalhadores e filhos ilustres foram personalizados por alunos.

A escola professora Zeli mostrou as riquezas do Jaguaribe, mostrando as marisqueiras e a defesa do mangue. A Régis Bernardes focou pessoas ilustres como políticos, professores, médicos e outros. Maria Bahia, Gustavo Giló, os Baianinhos do AeB, o Caveira, o Pastoril foram destaques da Raízes e Azas que ressaltou o bairro de Fátima com o tema “Misticismo que Encanta”. Empresas como a Serisol Brasil, e a Neto Ótica também participaram com a “Onda da Alegria”, da escola Auxiliadora.

O Marista mostrou os 60 anos de Aracati e o colégio Municipal seus 18, mostrando muita arte através de telas desenhadas, danças, esporte e informática. O Liceu, o Barão, o Regina Nepomuceno, o Emília Freitas, o Irene Valente e o Antonieta Cals se apresentaram com destaque.

domingo, 26 de outubro de 2008

CJC é...

MATERIA

...uma legítima política de juventude elaborada, dialogada e praticada há quase dois anos, mediante diálogo entre as juventudes representantes da Sociedade Civil, CIP Desenvolver e a gestão do prefeito Expedito Ferreira, pela Sejuv.

É um espaço onde os grupos organizados realizam seus trabalhos como reuniões, esporte, eventos, dança, artes-maciais, xadrez, recreação, entretenimentos e outras atividades.

O principal objetivo do CJC é ser um espaço para as juventudes do Aracati.


Na região, existem mais outros dois: um em Fortim e outro em Icapuí.

O CJC é gestado por uma equipe de profissionais conhecedores de Políticas de Juventude, facilitando, orientando e favorecendo o processo social juvenil do Aracati, de acordo com a realidade regional.

Os grupos realizam e o CJC apóia, desde que as atividades sejam voluntárias e tenham abrangência significativa de jovens.

Essa é a metodologia de acordo com a Ação Estratégica de Juventudes Integradas (AEJI) do CIP Desenvolver, um dos organismos que dão sustentabilidade ao CJC.


CJC e as eleições

O CJC atuou legitimamente de acordo com as leis eleitorais vigentes em todo o país. O espaço não foi usado para favorecer alguém ou ninguém, mesmo porque as juventudes são livres e defendemos a liberdade sincera, aberta e clara de escolha dos candidatos tanto para prefeitos como para vereadores.

Em nenhum momento, o processo de juventudes do Aracati foi reorientado e manipulado, do contrário; o processo seguiu e as juventudes debateram entre si, participaram das discussões nos comitês, levantaram suas bandeiras, pediram votos para seus candidatos e isso é uma conquista, porque já é mais plena a abertura democrática de 89, no Aracati, que muitos sonharam e acreditaram.

sábado, 25 de outubro de 2008

166 parabéns a todos.

É 166 anos de emancipação

Linguarela responde a Sandro Guimarães

ARTIGO

Fui indagado pelo apresentador Sandro Guimarães, neste blog, que o CJC é um ambiente em que o prefeito Expedito Ferreira empregava jovens formadores de opinião em troca de votos.
- Ra Ra Rá!

Os filhos do Aracati como eu e você, amigo leitor, possuem uma responsabilidade maior que todos em defender as conquistas empreendidas em nome do desenvolvimento. O trabalho do CJC é único, digno de qualquer resultado de terceiro setor que mostra o que denominamos de ‘lucro social’.

Compreender a dinâmica social do Centro, reafirma o processo de continuação neste novo tempo e entendemos que as conquistas são essenciais, mas os comunicadores sociais do Sistema Sinal de Comunicação não são capacitados para construir conteúdos sobre as conquistas de empreendimentos de terceiro setor em busca de favorecer o incremento de capital social e do desenvolvimento sustentável e político.

Sandro, usar o discurso do empregamento do trabalho que Expedito concedeu, em troca de favores políticos não é verdade e não justifica a dimensão que o CJC é para a Sociedade Civil.

Entender mecanismos sociais do Aracati, compreender o desafio social das juventudes e como está pasta foi gestada nos últimos anos é um tapa na cara da oposição medíocre, mal-informada, despeitada e incompetente que só sabe falar mal de quem também quer o bem do Aracati.

O meu blog é democrático porque é uma ferramenta livre. A democracia representa o direito de escolha pública e sei desse compromisso.

O blog www.linguarela.blogspot.com é meu, mas a TV Sinal não é tua.
– Entende!

Tenho o direito de publicar o que quero porque é um canal pessoal e público. A TV não é pessoal, é pública somente, mas se comporta de estilo pessoal sendo uma concessão comunitária.

Eu assisto quase todos os dias e tenho o direito de assistir conteúdos a respeito do prefeito de minha terra, eleito pela vontade popular, mostrando seus resultados de campanha e de governo.

É uma obrigação de vocês cobrirem assuntos de domínio público, e deixarem de lado conteúdos de interesse particular.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Ritmos da Compasso do CJC para o Aracati

REPORTAGEM

A academia Compasso, do professor Epifânio Giló, apresentou o número de dança ‘Ritmus’ no palco da festa de aniversário da Cidade, na praça da Comunicação, na última quinta-feira, 23 de outubro. Aracati este ano comemora 166 anos de Emancipação Política e durante toda esta semana é de cultura da terra.

Nove dançarinos mostraram a força da juventude dançando ritmos calientes, resultado de um trabalho feito no CJC desde que ele foi reaberto no Set Set.


Os integrantes são Bruna Íngrede, Êmile Cristina, Diego Florênscio, Raiane Viana, Mardônio Peixoto( Choquito), Letícia Nogueira, Jocilene da Costa e Everton Cleyton que arrebentaram e começaram logo de início e entusiasmar o povo.

-Etâ protagonismo juvenil.



“A Academia trabalha há mais de nove anos. Antes todos colaboravam com uma tacha financeira para manutenção”, afirmou Epifânio.

Linguarela: O que o CJC representa para a Compasso?
Epifânio Giló: O CJC é o espaço onde o jovem podem se articularem e promove suas idéias


Linguarela: E a dança?
Epifânio Giló: é o movimento que expressa o corpo e aperfeiçoa diretamente a coordenação motora.

Linguarela: Quando a gente quer fazer não espera por ninguém e nem fala de ninguém. Vai e faz!

Ato Institucional Aracatiense: AIA-6 na TV Sinal

ARTIGO

Mais uma vez a ditadura televisiva do Aracati deu um show de conservadorismo medíocre e repugnante. Talento demais e pouco uso de quem faz desse veículo, um canal de exaltação de santos de barro sem poder algum.

O programa do meio dia de Tácito exibiu entrevista com a candidata a prefeita eleita Aninha, do Fortim, ao lado de seu vice Dr. Willian. No stúdio estava também Conceição Chianca, Kito, candidato impugnado, e mais dois vereadores eleitos que também foram entrevistados.

Nada contra a exibição de todo o conteúdo e nem contra os convidados, mas o Aracati merecia que a TV divulgasse o sucesso da vitória de Expedito Ferreira (- daí-lhe lapada de novo!), porque, afinal, o Sinal da miséria ideológica dessa televisão também chaga em meu aparelho de TV.

Aninha falou sobre o dia-a-dia da campanha, dos ataques dos grupos que concorreram, e kito falou que sua candidatura foi impugnada questionando o STE sobre essa decisão.

A minha reinvidicação é essa, porque o que fica implícito é que a TV é puramente eleitoreira, e sendo assim, não leva a cidade ao desenvolvimento.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

IMPORTÂNCIA DOS BLOGS

Os blogs são páginas de internet instantâneas que possibilitam qualquer pessoa expressar sua opinião e informar com precisão a sociedade, dispondo de ferramentas acessíveis para publicação de textos, fotos, áudio e vídeo.

No contexto local, o blog apresenta uma abertura; um canal de fundamentação de informações, desfazendo, refazendo ou fazendo a verdade ou a mentira aparecerem ou desaparecerem.

Negar uma mentira é afirmar uma verdade.
Negar uma verdade é afirmar uma mentira.
Afirmar a verdade é o certo.
Negar a mentira é o certo Também.

POEMA 166


O Aracati merece
acreditando
que o desafio da vida
depende da superação de todos.

É diálogo em ventos bons!
É conquista de beira de praia!
Aracati: cidade dos ventos d’além mar, d’além rio Jaguaribe

e dos meus amores tantos que vivi por ai.